22 JUN 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Agricultura Familiar: Compostagem é tema de capacitação realizada pela Prefeitura e Sebrae/MS
A compostagem, processo biológico em que microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica, como cascas de frutas, restos de alimentos e esterco de animais, em material que pode ser usado como adubo, está sendo cada vez mais incentivada dentro do Programa AgroRica. Nesta terça-feira (21), produtores rurais familiares de Costa Rica, inseridos no programa, participaram de uma oficina de capacitação sobre o processo com o consultor do Sebrae/MS, Hélio Kokehara.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) em parceria com o Sebrae/MS por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, o objetivo é que a comunidade entenda a importância da compostagem, seus benefícios e aprenda corretamente como realizá-la.

“Durante a oficina os produtores entenderam um pouco mais sobre o uso responsável dos recursos naturais. Eles estavam com dificuldades para fertilizar a terra e com o processo de compostagem poderão misturar 30% de esterco de animais com 70% de resto de coalhada, o que praticamente triplica a quantidade do adubo. A Prefeitura também entregou recentemente aos produtores um triturador para otimizar o reaproveitamento de resíduos”, pontuou o secretário.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, a iniciativa favorece a produção de alimentos, geração de renda e diversidade de serviços ambientais. “A compostagem possui uma série de características favoráveis, que vai favorecer os nossos pequenos agricultores familiares e é uma grande aliada para reduzir o volume de materiais destinados ao aterro sanitário”, avalia o gestor.

Autor: Angela Bezerra