21 JUN 2022
Novos equipamentos e investimentos elevam agricultura familiar de Costa Rica
A presença de investimentos na agricultura familiar em Costa Rica foi ampliada com o recebimento de novos equipamentos para fortalecer o setor. O prefeito Cleverson Alves dos Santos esteve em Campo Grande nesta segunda-feira (20) para receber caminhão caçamba e motoniveladora que serão usados para manutenção e adequação de estradas vicinais de Costa Rica.

Os novos equipamentos agrícolas fazem parte do programa Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), da Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura familiar). O secretário de obras, Penides Jacinto, esteve na solenidade para providenciar o transporte imediato das máquinas e sua aplicação. “Vamos colocar este maquinário para trabalhar o mais rápido possível”, destacou.

Disponibilizadas para apoio aos agricultores familiares e para a conservação e manutenção de estradas vicinais, conservação do solo e água e na construção de terraços em nível, as motoniveladoras são demandas recorrentes dos produtores de Costa Rica.

“As estradas vicinais são nossos destaques para receber a produção e a manutenção efetiva destas rodovias garantem mais qualidade e manejo para os produtores, além de evitar prejuízos desnecessários”, explicou o prefeito Delegado Cleverson, que também destacou que já foram comprados, com recursos do município, outros 11 caminhões que devem ser entregues brevemente.

“O Governo do Estado já entregou mais de 2,8 mil equipamentos agrícolas desde 2015 e a meta é chegar a 3,8 mil até o final do ano. Os veículos e maquinários ajudam os municípios a promover serviços públicos essenciais no campo”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

O prefeito destacou ainda que “a agricultura familiar é responsável por mais de 70% da comida que chega na mesa do brasileiro e nosso município investirá cada vez mais neste importante segmento do agro”.

O secretário de Governo, Rayner Moraes Santos, também participou da entrega dos equipamentos.