22 MAI 2024
CULTURA
Com R$ 6 mil em premiação e troféus, Costa Rica terá seu III Festival de Música com valorização do estilo Chamamé
Fotos: Divulgação SEMTMA
A cidade de Costa Rica/MS se prepara para receber o III Festival de Música ‘Encanta Costa Rica’, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho de 2024 na praça central Manoel Romualdo Gonçalves. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), Ministério da Cultura, Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, conta com o patrocínio da Energisa / Grupo Energisa e o apoio da Prefeitura de Costa Rica. Será oferecido R$ 6 mil em premiação e troféus.

O festival tem como objetivo principal incentivar intérpretes de diferentes estilos musicais, promover o intercâmbio artístico-cultural da região, resgatar e despertar o gosto musical na cidade e região, além de oferecer oportunidades para a população prestigiar a arte e cultura expressas por meio da música. Um dos focos do evento é valorizar e estimular compositores do estilo Chamamé, tradicional na região.

A competição conta com a categoria adulto, sem restrição de idade, e a categoria Chamamé, que busca preservar a tradição, valorizar a região, incentivar a criatividade, promover a educação e consciência cultural, além de enriquecer a experiência do público.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de junho de 2024, com pré-seleção realizada pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura. Os candidatos devem preencher a declaração de autorização de uso de imagem e voz para o festival e para a prefeitura de Costa Rica. Informações pelo telefone (67) 3247-7070.

Os participantes podem escolher duas músicas para se apresentar, desde que não haja troca da mesma, e não são permitidas músicas de língua estrangeira, exceto um refrão ou frase. As audições serão realizadas de forma online, através do envio de um vídeo de apresentação com duração máxima de 4 minutos, demonstrando as habilidades musicais dos candidatos.

A Comissão Julgadora, composta por membros escolhidos pela organização, avaliará os critérios de afinação, ritmo e interpretação. Os quesitos que serão avaliados são: Afinação, Ritmo, Interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pela letra e a melodia), Dicção,
Fidelidade à Letra e Postura. Em caso de empate, a comissão dará prioridade à afinação e interpretação. Os nomes dos candidatos classificados serão divulgados nos veículos de comunicação da Prefeitura de Costa Rica.

A final do festival está marcada para o dia 08 de junho de 2024, e é obrigatória a presença dos candidatos durante o evento em sua respectiva categoria.

A premiação do festival será composta por troféus e valores em dinheiro para as primeiras colocações em todas as categorias. 1º Lugar, troféu + R$ 3 mil; 2º Lugar, troféu + R$ 2 mil; 3º Lugar, troféu + R$ 1 mil; 4º e 5º Lugares, troféus. Além disso, a organização poderá utilizar a imagem dos concorrentes para divulgação, porém, não será permitido o uso do logótipo dos concorrentes no cenário do palco.

A estrutura de palco, som e luz será fornecida pela organização, mas não serão fornecidos instrumentistas, equipamentos ou recursos técnicos adicionais.

O 3º Festival de Música ‘Encanta Costa Rica’ promete ser um momento de celebração da música e cultura na região, proporcionando momentos de emoção e valorização dos talentos locais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024