01 FEV 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Agricultores familiares do Cinturão Verde participam de cursos de aperfeiçoamento em cultivo de hortaliças em Costa Rica
Fotos: Camila Oliveira - Assecom / PMCR
Da segunda-feira, 29 de janeiro, até este sábado, 03 de fevereiro, os agricultores familiares do Cinturão Verde em Costa Rica/MS estão participando de dois cursos de aperfeiçoamento, sendo "Cultivo de Hortaliças Folhosas" e "Cultivo de Hortaliças Fruto". A capacitação está sendo ministrada pela engenheira agrônoma e técnica de campo do Senar, Tainara Ferreira da Silva. Os cursos são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/MS), viabilizado por intermédio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD).

Com foco na aplicação de recomendações técnicas no cultivo de hortaliças folhosas e hortaliças fruto, os cursos têm como objetivo geral verificar as boas práticas agrícolas. Ambos os cursos possuem uma carga horária total de 24 horas e disponibilizam 10 vagas cada.

No curso "Cultivo de Hortaliças Folhosas", os participantes têm a oportunidade de aprender sobre a importância das hortaliças, as oportunidades de mercado, a escolha da área de cultivo, o preparo de canteiros, a calagem do terreno, a adubação de canteiros, o plantio das hortaliças folhosas, os tratos culturais, as pragas e doenças que podem afetar as plantas, a colheita, armazenamento e aproveitamento dos produtos, além de conhecer as tecnologias aplicadas no cultivo desse tipo de hortaliça.

Já no curso "Cultivo de Hortaliças Fruto", os agricultores aprendem sobre os mesmos temas, porém direcionados ao cultivo de hortaliças fruto. São abordados assuntos como a importância das hortaliças, as oportunidades de mercado, a escolha da área de cultivo, o preparo das covas, a calagem do terreno, a adubação das covas, o plantio das hortaliças fruto, os tratos culturais, as pragas e doenças, a colheita, armazenamento e aproveitamento dos produtos, além das tecnologias aplicadas no cultivo dessas hortaliças.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, ressalta que a capacitação proporciona aos agricultores familiares a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos atualizados e desenvolver habilidades para aprimorar suas práticas agrícolas. Além disso, os cursos visam incentivar a produção de hortaliças de qualidade e fortalecer o mercado local. Em março acontece um novo curso, “Produção de Hortaliças Raízes”.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos enaltece que a parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, o Sindicato Rural e o Senar/AR/MS tem sido fundamentais para viabilizar a realização desses cursos de aperfeiçoamento. Através do trabalho conjunto, é possível capacitar os agricultores e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.

Os cursos de aperfeiçoamento em cultivo de hortaliças folhosas e hortaliças fruto em Costa Rica/MS são uma valiosa oportunidade para os agricultores familiares expandirem seus conhecimentos e melhorarem suas práticas agrícolas. Com as técnicas aprendidas, eles poderão garantir uma produção de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do setor agrícola da região.