12 JAN 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas acontece no Cinturão Verde em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
De 10 a 12 de janeiro, está sendo realizado no Cinturão Verde em Costa Rica/MS o curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas (Pneus), uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/MS e o Sindicato Rural de Costa Rica. A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais para a operação segura de tratores e máquinas agrícolas.

O curso, de natureza de qualificação profissional básica, exige como pré-requisito ter CNH categoria B e não ser tratorista agrícola, sendo voltado para pessoas que desejam aprender o básico sobre tratores. Com carga horária de 24 horas, 8 horas/dia, o curso conta com a participação de 12 alunos.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o eixo mobilizador, informações relativas à segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente, conhecer os componentes básicos dos tratores agrícolas de pneus e suas funções, realizar a manutenção diária antes do trabalho e conhecer as normas de operação do trator.

O instrutor Fabiano Figueiredo Franco, que atua no SENAR há 7 anos na área de mecanização agrícola, ressalta a importância da capacitação para o mercado de trabalho em constante evolução de Costa Rica. Ele incentiva as pessoas a buscarem conhecimento e se qualificarem, destacando a parceria entre a Casa do Trabalhador, o Sindicato Rural e o SENAR como uma forma de promover a capacitação das pessoas.

A demanda pelo curso tem sido grande, demonstrando o interesse dos costarriquenses em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Muitas empresas têm se instalado na região, mas a falta de qualificação tem sido um obstáculo para o preenchimento de vagas. O curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas, portanto, surge como uma boa oportunidade para os desempregados adquirirem as habilidades necessárias para ingressar nesse mercado.

O gestor da Casa do Trabalhador, Marciel Silva Ramos, comentou que a presença de mulheres tem chamado atenção nos cursos. “Dessa vez foram 7 participantes. Elas têm procurado bastante os cursos de qualificação profissional, isso mostra que cada vez mais as mulheres estão interessadas no trabalho no campo. O aprendizado dessas mulheres vai fazer a diferença no nosso país”, comentou.

Eula Cardoso de Oliveira, uma das alunas do curso, destaca a importância dessa qualificação para aqueles que estão desempregados em Costa Rica. Segundo ela, empresas como a Atvos e a Iaco Agrícola estão em busca de funcionários qualificados, mas a falta de qualificação tem sido um problema. Com o curso, ela acredita que estará pronta para trabalhar e operar tratores, ressaltando a qualidade do instrutor e a clareza das informações transmitidas durante as aulas.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins conclui que a parceria entre a Prefeitura, o SENAR e o Sindicato Rural de Costa Rica têm se mostrado efetiva na busca pela qualificação profissional dos costarriquenses. “A capacitação em operação básica de tratores agrícolas é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da região”, finalizou.