08 JAN 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Feira de Bairros do Vale do Amanhecer movimenta economia local e fortalece vínculo entre feirantes e consumidores
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
No último sábado, dia 6 de janeiro, a Prefeitura de Costa Rica promoveu a segunda edição da Feira de Bairros do Vale do Amanhecer. Realizada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), a feira movimentou a economia local e trouxe um novo significado para ocupação dos espaços públicos.

A Feira de Bairros é uma oportunidade para os feirantes comercializarem seus produtos e estabelecerem uma relação mais próxima com os consumidores. Além de movimentar a economia, a feira gera empregos diretos e indiretos, principalmente na produção dos alimentos.

Segundo Fernando Barbosa, secretário da pasta e responsável pela organização da feira, o movimento gerado por esse evento é amplamente valorizado e incentivado pelos feirantes e consumidores. As feiras de bairro possuem uma forte identificação com a população local e uma sinergia única, o que as torna ainda mais especiais.

“O diferencial das feiras de bairro em relação aos mercados tradicionais é a proximidade do público. Os feirantes conseguem estabelecer uma amizade e um carinho pelos clientes, indo além da relação comercial. Muitas vezes, eles se tornam um ombro amigo e oferecem apoio emocional aos consumidores”, comenta o secretário.

A feira de bairro também serve como ponto de encontro e local de convívio. É como uma praça pública, onde as pessoas se encontram, interagem e desfrutam de momentos agradáveis. Pensando nisso, a Prefeitura está elaborando um projeto para melhorar a infraestrutura do local, as condições dos espaços onde ocorrem as feiras, construindo box, incluindo a instalação de banheiros e disponibilização de água potável para todos.

Na segunda edição da Feira de Bairros do Vale do Amanhecer, os produtores da agricultura familiar tiveram destaque com produtos fresquinhos produzidos a quase orgânicos. Também os produtores de frango caipira, guariroba e outros que expuseram produtos como doces caseiros, pães e outros alimentos artesanais. Além disso, houve a presença de produtores de artesanato e salgados, entre outros.

O prefeito em exercício, Roni Cota, também esteve presente na feira, circulando pelo local para fazer suas compras e prestigiar o evento. A Feira de Bairros do Vale do Amanhecer demonstra o comprometimento da Prefeitura de Costa Rica com o desenvolvimento local e com a valorização dos produtores, pequenos comerciantes e artesãos da região.