26 OUT 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Capacitação Itinerante do Rota Rural promove o desenvolvimento do agronegócio em Costa Rica de 20 a 22 de novembro
No período de 20 a 22 de novembro, o Cinturão Verde de Costa Rica/MS, receberá a Capacitação Itinerante do programa Rota Rural. Com o objetivo de promover o desenvolvimento do agronegócio na região, o evento oferecerá um circuito de três dias com palestras sobre aproveitamento de colheitas de hortaliças, legumes e frutas, manipulação e conservação de alimentos, além de workshops sobre fabricação de compostos, geleias, molhos prontos e queijos artesanais.

A realização do evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, via Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, o Senar/AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul) e o Sindicato Rural.

Queijos Artesanais

Durante os três dias de capacitação, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre novas oportunidades de negócio no campo. No primeiro dia, serão abordadas boas práticas na ordenha, fabricação e qualidade do leite, com destaque para a fabricação de queijo parmesão, ricota e técnicas de embalagem e conservação do produto.

No segundo dia, o foco será na fabricação de queijo muçarela e provolone, com ênfase na criação de uma identidade para o produto e nos itens necessários no rótulo. O SEBRAE e o SENAR também apresentarão formas de apoio aos empreendedores. Já no terceiro dia, serão abordadas as etapas de fabricação do queijo minas frescal e coalho, além dos caminhos para obter o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e as possibilidades de comercialização.

Hortaliças, Fabricação de Compostos, Geleias, Molhos Prontos

No período de três dias de capacitação, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre novas oportunidades de negócio no campo. Serão abordadas técnicas para aumentar os lucros com hortaliças, através da produção de geleias, doces e conservas. No primeiro dia, serão discutidas boas práticas na colheita e pós colheita, além da fabricação e segurança dos alimentos. Serão ensinadas também técnicas de fabricação de geleias, doces em barra e em pasta, bem como a correta embalagem e conservação dos produtos.

Para o segundo dia, o foco será na fabricação de compotas, conservas e legumes minimamente processados, além de estratégias para criar uma identidade para o produto e quais itens são necessários no rótulo. O SEBRAE e o SENAR também serão abordados como recursos para auxiliar os participantes. No terceiro dia, serão apresentadas técnicas de fabricação de molho de tomate, salada de pote e sal de ervas. Serão discutidos também os caminhos para regularizar a produção e as possibilidades de comercialização dos produtos.

O programa Rota Rural é pioneiro no Brasil e busca agregar valor à produção dos pequenos produtores, gerando renda e qualificando a mão de obra. Além disso, o projeto tem como objetivo difundir boas práticas de produção, controle da qualidade do produto, processamento e segurança dos alimentos.

A capacitação itinerante conta com estruturas móveis, como a queijaria móvel, um carro desenvolvido pelo Instituto Biosistêmico, que abriga uma queijaria profissional adaptada para a execução dos cursos. Já o Horti Truck é uma cozinha semi industrial adaptada em um trailer, também desenvolvido pelo Instituto Biosistêmico, para a realização de cursos de manipulação de alimentos.

A metodologia aplicada no curso é baseada na dinâmica de aprender fazendo, permitindo aos participantes colocar em prática o que estão aprendendo, sempre sob a supervisão de um tutor. Além disso, são disponibilizados materiais didáticos impressos, bloco de anotação e caneta.

O evento é uma oportunidade para os produtores rurais e pequenos empreendedores do ramo de alimentos aperfeiçoarem suas habilidades na fabricação de produtos artesanais e agregarem valor ao seu negócio. Além de promover o desenvolvimento do agronegócio na região, a Capacitação Itinerante do programa Rota Rural contribui para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Com vagas limitadas, o evento acontecerá no Cinturão Verde em Costa Rica/MS, das 09h às 16h. Os interessados devem realizar inscrição prévia para garantir a participação. Juntos pelo Agro, a Prefeitura de Costa Rica, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, o Sebrae/MS, o Senar/AR/MS e o Sindicato Rural convidam os produtores rurais e empreendedores do ramo de alimentos a aproveitarem essa oportunidade de capacitação e expansão de seus negócios.

Para obter mais informações, é possível entrar em contato por meio dos telefones: (67) 3247-7080 ou 9-9964-2285 na SEMAD, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024