24 OUT 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Curso de Operação e Manutenção de Caminhão-pipa capacita 10 profissionais em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Nos dias 23 e 24 de outubro, a Prefeitura de Costa Rica, via Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (Semad), em parceria com o Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, promoveu o Curso de Operação e Manutenção de Caminhão-pipa. A iniciativa teve como objetivo aperfeiçoar profissionais na operação e na manutenção desses veículos.

Para o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, a capacitação de profissionais é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades ligadas à operação de caminhões-pipa. Com aulas teóricas e práticas, os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e habilidades específicas, tornando-se aptos a atender às demandas do mercado de trabalho. A iniciativa da Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o Senar-AR/MS e o Sindicato Rural, demonstra o compromisso com a capacitação e valorização dos profissionais da região”, argumentou o gestor.

Com uma carga horária de 24 horas e um total de 10 vagas disponíveis, o curso aconteceu na sede do Sindicato Rural e abordou diversos temas relacionados à operação e à manutenção de caminhões-pipa. Entre os principais tópicos tratados estavam o eixo mobilizador, a direção segura e a condução econômica, além do conhecimento dos componentes básicos desse tipo de veículo e as verificações diárias necessárias antes do trabalho.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, enaltece que é essencial capacitar profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. O curso em si, busca suprir essa necessidade, oferecendo conhecimentos técnicos e habilidades específicas aos participantes. Estamos comprometidos em valorizar e aprimorar os profissionais da região”, completa o gestor.

De acordo com Eliel de Campos, instrutor do Senar de mecanização agrícola, a capacitação visa preparar os participantes para atuarem na aspersão e irrigação em usinas, pavimentação asfáltica e também em serviços urbanos. Segundo ele, o mercado de trabalho exige profissionais qualificados e o curso busca suprir essa demanda capacitando pessoas na área de manutenção e operação de caminhões-pipa.

Um dos alunos do curso, Lorival Gomes Ribeiro, conhecido como Caoi, ressaltou a importância de participar desse tipo de aperfeiçoamento. Segundo ele, é a primeira vez que tem a oportunidade de participar de um curso como esse e está gostando muito da experiência. Caoi destacou que prestou bastante atenção nas aulas teóricas e que, atualmente, está aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas, realizadas no Residencial Ramez Tebet.

O gestor da Casa do Trabalhador, Marciel Silva Ramos, esteve presente durante o curso para acompanhar in loco e avaliar a eficiência dos processos de controle na Operação caminhão-pipa, a fim de apresentar sugestões e oportunidades de aprimoramento no atendimento às demandas da comunidade local.

A iniciativa da Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o Senar-AR/MS e o Sindicato Rural, demonstra o compromisso com a capacitação e valorização dos profissionais da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024