05 OUT 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura investe em capacitação para fortalecer o comércio local através das licitações municipais
A Prefeitura de Costa Rica investiu em capacitação para fortalecer o comércio local através das licitações municipais. O objetivo foi desburocratizar as compras públicas, facilitar a participação das empresas locais e promover o desenvolvimento econômico da região.
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), realizou uma importante ação de desenvolvimento para desburocratizar as compras públicas e fortalecer a economia local. O objetivo principal foi se aproximar do comércio local e facilitar a participação de empresas e prestadores de serviços da área de construção civil em licitações municipais.

A iniciativa realizada no contêiner do Senai no Centro de Eventos Ramez Tebet, em setembro com duração de duas horas, teve como tema principal as licitações municipais, buscando esclarecer todo o processo e como os interessados podem participar. Uma turma de comerciantes e prestadores de serviços da área de construção civil se inscreveu e participou ativamente dessa capacitação.

A controladora geral do município, Valéria Alves Vieira que ministrou a capacitação pontuou sobre o certame. “É uma ação importante para fortalecer o comércio local através das licitações municipais. Nosso objetivo é desburocratizar as compras públicas e facilitar a participação das empresas e prestadores de serviços da região. Acreditamos que ao se aproximar do comércio local e fornecer orientações sobre o processo de licitação, estamos promovendo o desenvolvimento econômico do município e valorizando nosso comércio. Estamos comprometidos em gerar empregos e estimular o crescimento das empresas locais”, destacou.

Durante o evento, os organizadores explicaram detalhadamente como funciona o processo de compras públicas, desde a elaboração do edital até a contratação dos serviços. Foram abordados temas como a documentação necessária, os critérios de avaliação, o prazo de entrega das propostas e os requisitos para participação.

Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações específicas sobre como se preparar adequadamente para participar de uma licitação. Além disso, foram apresentados casos reais de sucesso de empresas locais que já foram contratadas pela prefeitura, a fim de inspirar os participantes e mostrar que é possível obter sucesso nesse processo.

Ao final da capacitação, os comerciantes e prestadores de serviços saíram prontos para participar de qualquer processo de compras da prefeitura municipal. Eles foram orientados a estar atentos aos editais publicados, a prepararem suas propostas de forma competitiva e a manterem seus documentos atualizados e em conformidade com as exigências legais.

Essa ação da Prefeitura de Costa Rica demonstra o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento local e valorizar o comércio da região. Ao desburocratizar as compras públicas e se aproximar do comércio local, a prefeitura busca fortalecer a economia do município, gerando empregos e estimulando o crescimento das empresas locais.

Dessa forma, a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD) é um passo importante para fomentar a participação dos comerciantes e prestadores de serviços locais nas licitações municipais, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Costa Rica. Em breve novos grupos serão convocados para o próximo evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024