23 JUN 2023
Ações da Saúde ganham reforço com tema festas juninas
Fotos: Divulgação SMS
Na última quinta-feira (22), a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações voltadas para a saúde da população aproveitando a temática do período das festas juninas. A iniciativa teve como objetivo incentivar a presença da população nas unidades de saúde e expandir a oferta de atendimentos aos usuários no sistema de saúde costarriquense.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, destacou a importância dessas ações para a saúde da população. Ele ressaltou que a iniciativa visa não apenas incentivar a presença das pessoas nas unidades de saúde, mas também promover a prevenção e o cuidado com a saúde de todos os costarriquenses.

Durante o Arraiá do Grupo de Arteterapia da ESF Central, um dos grupos de práticas integrativas complementares da saúde, os participantes puderam desfrutar de pratos típicos da época e participar de atividades que visam o bem-estar físico, emocional e social. Essas práticas, que envolvem habilidades manuais, contribuem para o desenvolvimento da comunicação e interação entre os pacientes.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou ações como a vacinação domiciliar contra a Influenza nas ESFs Vale do Amanhecer e Flor do Cerrado. Essa iniciativa tem como objetivo alcançar pessoas que têm dificuldades de locomoção ou que estão impossibilitadas de comparecer às unidades de saúde.

O Arraiá da ESF Sonho Meu III, que fez parte das ações, teve como foco a atualização da caderneta de vacinação de adultos e crianças, coleta de exame preventivo, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial e glicemia, além de rodas de conversa com grupos de hipertensos e diabéticos.

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades e produções, tais como a realização de exames preventivos, vacinação de rotina, vacinação contra a Covid-19, vacinação contra a Influenza, exercícios físicos com acompanhamento de fisioterapeutas, atendimento psicológico, testes rápidos para detecção de Hepatite B e C, Sífilis e HIV/AIDS, atendimento odontológico, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, consultas médicas, consultas de enfermagem, procedimentos técnicos de enfermagem, atendimento da farmácia, entre outros.

Ao todo, a equipe de saúde realizou 420 atendimentos durante as atividades do Arraiá do Sonho, contabilizando um grande número de preventivos, vacinas e testes rápidos realizados. Além disso, foram atendidos 59 pacientes na farmácia, com a dispensação de 1.258 medicamentos.

As ações promovidas pela Prefeitura de Costa Rica oferecem atendimentos diversos e promovem a prevenção e o cuidado com a saúde. As atividades contaram com a participação do vice-prefeito Roni Cota e do secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, que enfatizaram a importância dessas ações para o bem-estar da população costarriquense.

O vice-prefeito, Roni Cota, destacou a importância dessas ações, afirmando que elas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para a prevenção de doenças. Ele ressaltou a importância da vacinação, da realização de exames preventivos e do acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Já o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, ressaltou a importância da integração entre a saúde e as festividades juninas. Ele enfatizou que aproveitar eventos como esses para promover a saúde é uma estratégia eficaz, que possibilita ampliar o acesso aos serviços de saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024