10 MAI 2023
Capacitações do Rota Rural abrem ações da 2ª Expo Rica
Fotos: Angela Bezerra - Assecom / PMCR
O Governo de Costa Rica, por intermédio do Programa Cidade Empreendedora, fruto de uma parceria com o Sebrae/MS, via SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), iniciou nesta quarta-feira (10) as ações da 2ª Expo Rica 2023. O evento contou com uma capacitação ministrada pelo instrutor Fabrizio Machado, que ensinou como produzir queijo artesanal. O objetivo das ações é promover o crescimento dos negócios, elevando a produtividade, competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais da região.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou a importância das ações para o desenvolvimento da economia local e destacou a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/MS como fundamental para o sucesso da iniciativa. "Nossa cidade tem grande potencial na agricultura e essas capacitações são fundamentais para o crescimento dos nossos produtores e do agronegócio em nossa região", afirmou.

A iniciativa, que faz parte do programa Juntos pelo Agro, contempla a Rota Rural, que leva capacitações e ainda possui um espaço de comercialização com orientações sobre técnicas de vendas. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, a iniciativa visa agregar valor à produção de pequenos produtores, gerando renda e qualificando a mão de obra.

A programação da Expo Rica conta com oficinas de fabricação de geleias, doce de barra, doce de pasta, fabricação de compotas, conservas e legumes minimamente processados, bem como fabricação de molho de tomate, salada de pote e sal de ervas. As inscrições foram gratuitas e feitas na SEMAD.

Também marcaram presença na ação, representado a gerente regional do Sebrae da região Norte Luzicarla Softov, o consultor do Sebrae e padrinho do Cidade Empreendedora local, Michel Martines; o vice-prefeito, Roni Cota; os representantes da AGRAER – Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS, Altair Luis da Silva e Alan Ricardo Novaes; a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, além do subsecretário de Desenvolvimento do município, Airton Ruiz Pereira, entre outras autoridades locais.

Ao todo, serão três dias de atividades, com ações como a regularização da produção e informações sobre a comercialização dos produtos.

Confira a programação:

Primeiro dia: 10/05/2023
• Boas práticas na ordena, fabricação e qualidade do leite;
• Fabricação de queijo parmesão e ricota;
• Boas práticas na colheita e pós colheita, na fabricação e segurança dos alimentos;
• Fabricação de geleias, doce em barra e doce em pasta;
• Como embalar e conservar meu produto.

Segundo dia: 11/05/2023
• Fabricação de queijo mussarela e provolone;
• Fabricação de compotas, conservas e legumes minimamente processados;
• Como criar uma identidade para o meu produto;
• Itens necessários no rótulo, como o SEBRAE e o SENAR podem te ajudar?

Terceiro dia: 12/05/2023
• Fabricação de queijo minas frescal e coalho;
• Quais são os caminhos para obter o SIM (Sistema de Inspeção
Municipal):
• Fabricação de molho de tomate, salada de pote, sal de ervas;
• Caminhos para regularizar a produção;
• Onde comercializar?