22 DEZ 2022
HABITAÇÃO
PARCERIAS
Mais uma família realiza o sonho da casa própria através do Programa Moradias Precárias em Costa Rica
Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Governo do Estado realizaram o sonho de mais uma família através do Programa Moradias Precárias, ao fazer a entrega da terceira unidade pronta para morar. A iniciativa, substituí casas de madeira por alvenaria numa cooperação mútua para ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria.

A casa entregue é do casal de idosos, Valdina Dias Gomes e Adelino Gomes (Paraguai), tem área construída de 42,56 metros, custou R$ 71,2 mil e está localizada à Rua Getúlia Vitória da Silva, 168, na área central da cidade.

O programa conta com incentivos do Governo do Estado, através da AGEHAB e também com recursos próprios do Município. O total do convênio é de R$ 1.096.422,34. Cada ente custeia 50% de cada unidade habitacional.

Na oportunidade estiveram presentes autoridades municipais, bem como a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopes, entre outras.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o direito a ter um espaço para morar, ter privacidade, é fundamental para o desenvolvimento para qualquer família. Moradia se conecta com a cidadania. Morar dignamente é estar inserido em uma cidade democrática e inclusiva. “A família da dona Valdina Gomes que vivera por anos em condições precárias e sem um teto digno para morar, agora comemora o conforto de um lar verdadeiro com a sua casa nova”, disse o gestor.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, é momento de alegria e muito importante o poder público garantir moradia digna para as famílias costarriquenses. “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, através de uma moradia digna. Essa foi a bandeira defendida por nosso prefeito, Cleverson Alves e hoje, estamos realizando mais esse sonho da casa própria da senhora Valdina e do esposo, Paraguai”, disse.

Por sua vez, a aposentada Valdina Dias Gomes, está bastante empolgada com a mudança e faz muitos planos para a família na nova casa. Moradora do local há mais de 40 anos, disse que ganhou um verdadeiro presente de Natal da administração do prefeito Cleverson Alves e vice, Roni Cota. “Vai ser uma mudança completa. Eu moro aqui a muitos anos e já estava perdendo as esperanças de conseguir uma casa melhor para mim, para receber minhas duas filhas, os 6 netos e os amigos. Graças a Deus conseguimos e vai dar tudo certo”, comemora.

Novas unidades
Outras duas unidades estão em processo de construção, trata-se das casas próprias dos moradores Sebastião Ataíde da Costa e Silvéria Bercó Dias. O prazo de entrega deve acontecer até o próximo dia 20 de janeiro. Nesta primeira etapa, serão substituídas ao todo, 14 moradias precárias.