02 DEZ 2022
Sinal da TV Digital chega à Costa Rica até o fim do ano
Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em Costa Rica até o dia 31 de dezembro de 2022. Esse é o resultado da Assinatura do Termo de Adesão celebrado entre o Município de Costa Rica e Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações, conforme o Edital de Convocação nº 9/2022/SEI-MCOM, fase 3, de 27 de janeiro.

O Programa TV Digital criado pelo MCom (Ministério das Comunicações) tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão nos municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta por meio do programa Digitaliza Brasil.

A Prefeitura de Costa Rica fez a indicação do local tecnicamente adequado para a transmissão do sinal digital de TV com Área livre de 144 m² na Rua Papagaio no bairro Jardim dos Pássaros. A Seja Digital vai construir e implementar a infraestrutura de transmissão de sinal digital de TV no local indicado pelo município.

Com as estruturas instaladas e os canais digital operando, a infraestrutura será entregue para a Prefeitura pelo MCom, via assinatura do documento Termo de Entrega. A previsão de implantação é o final de 2022.

O primeiro canal que deve entrar em operação será a TV Morena da Rede Mato-grossense de Televisão.

De acordo com o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a televisão fornece informação e entretenimento para grande parte da população e a sociedade toma conhecimento sobre tudo o que acontece no Brasil e o mundo em tempo real. “A TV digital é a evolução do padrão de televisão aberta atual. Isso quer dizer que nos próximos dias, nossa cidade terá recepção de televisão em alta definição de forma gratuita, sem chuviscos ou mesmo interferências”, argumentou o gestor.

Segundo o vice-prefeito, Roni Cota, “estamos promovendo inclusão digital e social dos lares costarriquenses que hoje não podem usufruir da tecnologia da TV digital. Assim, garantimos o acesso à informação e a serviços”, conclui.