07 NOV 2022
HABITAÇÃO
Costa Rica entrega primeira casa transformada pelo Projeto Moradias Precárias
O Projeto Moradias Precárias, que substitui casas de madeira por casas de alvenaria, já está transformando vidas em Costa Rica. Na última sexta-feira (4), o Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado e apoio da Câmara de Vereadores, entregou a primeira casa beneficiada pela iniciativa no bairro Jardim São Domingos.

A antiga casa de madeira cheia de problemas estruturais onde vivia o casal Helena Barbosa Nogueira e Paulo Afonso da Silva, foi derrubado para dar lugar a uma casa nova totalmente de alvenaria com dois quartos, um banheiro e sala e cozinha conjugados.

A nova casa entregue ao casal com 42,56 m² contou com investimento de R$ 71.249,10, sendo 50% custeado pelo Município de Costa Rica e 50% pelo Governo de Mato Grosso do Sul através da Agehab (Agência de Habitação Popular).

“Mais um compromisso cumprido pela nossa gestão, com apoio do governador Reinaldo Azambuja, para beneficiar a população de Costa Rica. O nosso objetivo é entregar 14 unidades dentro deste projeto, oferecendo a essas pessoas um lar seguro, acolhedor e aprazível, com condições sanitárias favoráveis”, avalia o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Ao fazer a entrega do imóvel, o gestor também presenteou o casal com quatro bancos construídos pela Oficina das Oportunidades com a madeira da antiga casa.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, nesta semana já será entregue a segunda casa do projeto. “É uma satisfação ver essa transformação do imóvel sendo feita, além da alegria com que os beneficiários do projeto acompanham todo o processo e mais ainda quando recebem a chave da casa novinha. A Secretaria de Assistência Social segue trabalhando continuamente com os projetos de habitação e já estamos nos ajustes finais para fazer a segunda entrega dentro do Projeto Moradias Precárias”, comemorou.

Também participaram da entrega o vice-prefeito, Roni Cota, e os vereadores Averaldo Barbosa e Evaldo Paulino.

Moradias Precárias

Encabeçado pelo Governo de Costa Rica em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, o Projeto Moradias Precárias tem como objetivo principal substituir casas de madeira por casas de alvenaria no município. A iniciativa conta com um investimento total de R$ 498.743,70 por parte do Município.

Segundo o coordenador do Departamento de Habitação de Costa Rica, Ezequias Rodrigues, os inscritos no projeto precisam ter renda máxima de até dois salários mínimos e ter o imóvel escriturado no nome do proprietário.

Ainda de acordo com o coordenador, foram abertas 30 vagas para o Projeto Moradias Precárias, porém apenas 14 imóveis estavam dentro dos critérios.