07 NOV 2022
SAÚDE
Opera MS: Em cinco dias, 200 pessoas passam por cirurgia de catarata em Costa Rica
Costa Rica zerou a fila de espera por cirurgias de catarata, doença ocular que mais causa cegueira no mundo. Entre os dias 2 e 6 de novembro, o município recebeu o mutirão de atendimentos através da Caravana da Saúde com o Programa Opera MS, que realizou 200 cirurgias represadas pelo período da pandemia da Covid-19.

A iniciativa realizada através da parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado realizou 40 procedimentos por dia.

“Costa Rica ganhou muito com o Opera MS. Os benefícios são diretamente para população, que tem a oportunidade de fazer cirurgias eletivas até então reprimidas pela pandemia da Covid-19, zerando a fila de espera para esta doença que acomete tantas pessoas. Agradecemos o incentivo do Governo de MS, através da Secretaria Estadual de Saúde, aos médicos e profissionais envolvidos e a toda equipe da Fundação Hospitalar de Costa Rica pelo empenho”, comentou o vice-prefeito Roni Cota.

Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, um dos principais benefícios da iniciativa é a oportunidade que o paciente tem de fazer as cirurgias sem precisar se deslocar para outra cidade.

“Uma das principais pautas da atual gestão é proporcionar qualidade de vida para nossa população. O que acompanhamos nesses cinco dias de ação foi exatamente a materialização disso, com o importante apoio do Governo do Estado, nossa população recebeu um atendimento de qualidade com procedimentos de alta relevância realizados pelo SUS aqui mesmo na Fundação”, avaliou o secretário.

Ainda segundo o secretário, em Costa Rica as ações do Opera MS seguem até o dia 30 de novembro para as pessoas já cadastradas na Central de Regulação.
Autor: Angela Bezerra