26 AGO 2022
PARCERIAS
APAE de Costa Rica participa de ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Crianças, jovens e adultos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Costa Rica, participaram de diversas ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação teve atividades diversas, brincadeiras e jogos recreativos, palestras e apresentações de professores, alunos e convidados, além de passeios nos parques, Ecológico Vilibaldo Rodrigues e Natural Municipal Salto Sucuriú e um delicioso sorvete servido diretamente na sorveteria, onde todos puderam saborear a vontade.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 e suas comemorações visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Objetiva, ainda, divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

O tema norteador da campanha 2022, “é superar barreiras para garantir inclusão”, com a inserção no mercado de trabalho como um dos principais obstáculos para essas pessoas. Esse é um direito de toda pessoa, com deficiência ou não, que possibilita a concretização das capacidades individuais e das dignidades coletivas e sociais.

Diversos relatórios, apontam para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.

Este ano, a proposta é provocar o debate nacional levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária.

Para o prefeito em exercício, Roni Cota, o Poder Público Municipal incentiva e apoia a APAE de Costa Rica, contribuindo com aporte financeiro sempre que possível, para garantir o pleno funcionamento da instituição filantrópica, que é parceira do Município e promove o bem estar e o desenvolvimento das pessoas com deficiência em nossa cidade”, explica o gestor, Roni Cota.