17 AGO 2022
CULTURA
1º Festival Literário de Costa Rica movimenta economia criativa e promove intercâmbio cultural entre MS, MT, GO, MG, SP
A realização do 1º Festival Literário de Costa Rica-MS (FLICR) representa um marco histórico para a cidade. Concretizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura 8.313/91, o projeto é pioneiro na região patrocinado pela empresa Energisa, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Costa Rica-MS, e Câmara de Vereadores da cidade.

O evento, realizado de 9 a 12 de agosto, movimentou a economia local, com despesas de toda a equipe em hospedagem, alimentação, combustível, estrutura técnica. E ainda fomentou serviços de audiovisual, design gráfico, produção de exposição fotográfica, publicidade, locação de equipamentos, contratação de atores, dançarinos, músicos, e artistas de circo.

“Foi um evento pioneiro, um verdadeiro marco da cultura e educação em nosso município. Com uma programação bastante interativa, o Festival reuniu pessoas de todas as idades, que ficaram encantadas com atividades multiculturais durante os quatro dias de evento”, aponta o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

De acordo com Evandro Ferreira, idealizador do projeto, “a Lei Federal de Incentivo à Cultura tem exatamente essa finalidade; quando um projeto é concretizado, toda a cadeia produtiva de serviços se beneficia, principalmente quando os setores público e privado entendem a importância da Lei para movimentar a economia criativa do nosso país”.

O evento promoveu importante intercâmbio cultural entre cinco estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Com a realização desse projeto, Costa Rica se torna pioneira em toda a região com o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A Lei foi criada em 1991 e somente agora em 2022 a cidade de Costa Rica-MS está desfrutando de um projeto financiado por esta importante legislação, e isso mostra que a cidade e região possui condições para realizar novos projetos através das empresas de vários setores”, diz Evandro Ferreira.

Para Marcelo Vinhaes, Diretor Presidente da Energisa, patrocinadora do evento, a iniciativa reforça a importância de fomentar ações que visam levar para a comunidade eventos que proporcionam conhecimento e elevam o setor cultural no interior do estado.

“Neste ano, a Energisa destinou R$ 666 mil a projetos culturais e incentivos sociais em Mato Grosso do Sul. Este valor está sendo investido em projetos aprovados em anos anteriores e que estão sendo executados ao longo de 2022, levando cultura, educação, acessibilidade e inclusão dos mais diversos públicos. No caso do 1º Festival Literário de Costa Rica-MS, a literatura gera o conhecimento, o conhecimento transforma a sociedade e o mundo. Este projeto é um exemplo de como é possível estimular a cultura e a cidadania” afirma Marcelo Vinhaes.

O 1º FLICR dedicou homenagem ao escritor e poeta mato-grossense Manoel de Barros. Através da rede municipal de ensino, alunos e professores destinaram trabalhos de artes visuais inspirados na obra do poeta, os desenhos fazem parte de uma exposição fotográfica que aconteceu durante o evento. Segundo Eminassai Rodovalho, curadora, “a primeira edição só poderia acontecer com a inspiração e reverência à poesia de Manuel de Barros; nosso querido poeta que tanto amou o Pantanal e seu povo; aqui em Costa Rica os professores acolheram a ideia e realizaram as atividades, isso foi o brilho do Festival”.

Foram 4 (quatro) dias de apresentações culturais, equipe técnica e artística formada por 8 (oito) pessoas e mais 33 (trinta e três) artistas contratados, aproximadamente 5 (cinco) mil pessoas visitaram o evento, incluindo 1 (uma) caravana da cidade vizinha - Chapadão do Sul. Ao final do evento, o 1º FLICR deixa a importante doação de 600 (seiscentos) livros para a Biblioteca Municipal e para o público leitor, e 1 (uma) tela de projeção cinematográfica utilizada durante o Festival na exibição de 2 (dois) filmes.

No encerramento do 1º FLICR aconteceu a cerimônia de abertura da Academia de Letras do Brasil Seccional Costa Rica-MS com a presença ilustre da Presidente da ALBMS e ALBCG Maria Helena Sarti. A solenidade destacou também a posse de 35 (trinta e cinco) membros da Academia. O público presente assistiu apresentação do grupo "Associação Cultural Aruandê Capoeira"; e ainda, declamação de poesia ao vivo pelo escritor Paulo Teodoro Oliveira; audiovisual com poesia do Sr. Agripino; artistas do Festival marcaram presença com a apresentação de dança da bailarina Tati Mucci.