16 AGO 2022
Academia de Letras do Brasil Seccional Costa Rica empossa 36 acadêmicos
Fotos: Gustavo Pelicano - Assecom / PMCR
Os primeiros acadêmicos da ALB/CR (Academia de Letras do Brasil Seccional Costa Rica), foram empossados na última sexta-feira (12), às 19h30min, em cerimônia realizada no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Na sessão solene 36 acadêmicos foram diplomados na entidade.

O acadêmico Cleverson Alves dos Santos, atual prefeito de Costa Rica, tomou posse para o cargo de presidente pró-tempore da ALB/CR para um mandato de dois anos.

Na oportunidade, a presidente da ALBMS (Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Maria Helena Sarti enalteceu a posse dos primeiros acadêmicos e a iniciativa das autoridades locais.

“Parabéns a incansável Jacy Bulhões pelo belo trabalho administrativo e ao prefeito Cleverson Alves dos Santos pela sensibilidade exemplar. É motivo de honra para mim estar presente nessa sessão solene e de fundamental importância cultural que ficará na história de Costa Rica e no coração de cada agora imortal”, argumentou a presidente Sarti.

O primeiro presidente, o imortal da cadeira nº 1, Cleverson Alves destaca que o universo da criação abriga mundos diversos, em recantos mais nobres da alma onde se exprime com palavras. Parafraseando Charles Chaplin, personagem marcante da história universal, nos ensina que “a persistência é o caminho do êxito”.

“Agradeço a acolhida dos acadêmicos que gentilmente me recebem. Muito aprendi com Maria Helena Sarti e, aqui, na ALBCR continuarei o meu aprendizado. Sabendo e conhecendo um pouco mais, sobretudo a natureza humana, e sentindo-me fortalecido pela vigorosa guarida recebida para continuar escrevendo as páginas da mais bela história da cultura brasileira, e especialmente de Costa Rica que me recebe mais uma vez, com tanto carinho”, justificou o presidente pró-tempore, Cleverson Alves.

A Academia de Letras do Brasil tem como finalidades: divulgar a cultura literária no município e região; registrar, difundir, preservar e estimular a cultura, a história e as realizações literárias do município; divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes e/ou com estreitos laços com o município; incentivar e desenvolver atividades culturais e sociais; apoiar a criação, ampliação e melhoramento de acervos bibliográficos de bibliotecas municipais e estaduais; planejar e promover ações integradas de cultura, através da congregação das lideranças comunitárias da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL – SECCIONAL MATO GROSSO DO SUL, entre outros mais.

Os membros ocupam cadeira na academia em caráter vitalício, portanto, até o fim da vida.

As cadeiras vazias são ocupadas por meio de uma eleição em que os membros escolhem quem vai ocupar a cadeira em questão.

A criação da ALBCR

Em 2008, a presidente da ALBMS (Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Maria Helena Sarti empossou Cleverson Alves dos Santos na ALBCG. Ao tornar-se prefeito de Costa Rica no ano de 2020, apaixonado pela cultura e a literatura, solicitou a Maria Helena que organizasse a academia no município.

Delegou poderes para a diretora de cultura, Jacy de Pina Bulhões Rodi, para regulamentar o evento de posse. A partir daí, Sarti trabalhou juntamente com sua assessora direta Ane Helena Sarti e Jacy Bulhões por três meses intensos para que no dia 12, Dia Nacional das Artes e da Juventude, finalmente, fossem empossados 36 acadêmicos e acadêmicas convidados através de currículos aptos às cadeiras.

Um evento cultural que ficará marcado na história de Costa Rica e no coração de cada agora imortal.

A ALBMS sob direção da escritora e poeta Maria Helena Sarti já formou 6 Academias no Estado. A ALBCR foi a número seis.