28 JUN 2022
PARCERIAS
Com prefeitura de Costa Rica, final do Prefeito Empreendedor acontece nesta terça-feira

A premiação da etapa nacional da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (XI PSPE) acontece nesta terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Na ocasião, que contará com a presença do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, e dos demais prefeitos vencedores das etapas estaduais de todo o Brasil, serão conhecidos os projetos campeões voltados para desburocratizar processos, ampliar as compras públicas junto aos pequenos fornecedores locais e facilitar o acesso dos pequenos empresários ao uso da tecnologia.

Na região Centro-Oeste, que contou com a inscrição de 118 iniciativas, além de Costa Rica com o projeto Crédito Fácil, estão na disputa as seguintes prefeituras de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, com dois projetos, Jardim, Porto Murtinho e Rio Brilhante. Os vencedores da etapa estadual foram conhecidos na sexta-feira, 27 de maio, em cerimônia realizada na sede da Assembleia Legislativa (ALEMS).

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões na etapa estadual desta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Ao todo, em MS, o XI PSPE recebeu inscrições de 20 projetos, em seis categorias: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor. Concorreram 15 municípios : Amambai, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora e Taquarussu.

Crédito Fácil
Desenvolvido pela SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), o projeto vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade tem como proposta fomentar a recuperação de empresas com mais de um ano de abertura e com faturamento menor de R$ 360 mil/ano. Para isso, a prefeitura viabilizou o programa por meio de duas leis municipais. A lei nº1.599/2021 – que instituiu o Programa Crédito Fácil, e a lei nº1.622/2021 – que dispõe sobre Autorização para Abertura de Crédito Adicional Suplementar.

Com isso, a gestão municipal colocou à disposição o valor total de R$ 400 mil a título de subvenção econômica, para pagamento dos juros do período de carência das empresas beneficiadas pelo Programa Crédito Fácil. De acordo com o levantamento realizado com as empresas participantes do Programa Crédito Fácil, o principal motivo que levou o empreendedor a contrair o empréstimo foi: investir no próprio negócio (52,9%) e o segundo maior motivo foi comprar mais mercadorias para vender (32,9%).

No total, cerca de 190 empresas já foram beneficiadas pelo Programa Crédito Fácil, consideradas aptas para obtenção do empréstimo, com valores de até R$ 15 mil. O valor total emprestado foi de quase R$ 2,5 milhões, um valor médio de R$ 13.125,16 por empresa. Do valor total, entregue aos empreendedores, pelo menos 50% foi investido no próprio comércio local, estimulando a circulação de dinheiro.

Sobre o prêmio
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) reconhece o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae Nacional e contempla suas etapas Estaduais.

A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos. Ao todo, 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais.

Fonte: Sebrae/MS