25 ABR 2022
Inscrições para a queima do alho da Expo Rica 2022 terminam dia 2 de maio
Fotos: André Monteiro
Terminam na próxima segunda-feira (2) às inscrições para o concurso da tradicional Queima do Alho que acontecerá durante a 1ª Expo Rica e Festa do Peão Boiadeiro de Costa Rica, relembrando por meio do prato típico os velhos tempos em que os peões de boiadeiro se reuniam e cozinhavam no caminho. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura das 7h às 11h e das 13h às 17h.

No último dia da festa, os visitantes vão conhecer um pouco sobre a tradição, a comida e ainda se divertem com o concurso que escolhe o melhor prato. Os vencedores recebem premiação em dinheiro que variam de R$ 500 a R$ 5 mil mais troféu.

O prato criado pelos peões de boiadeiro é preservado pela Festa do Peão de Costa Rica e vai reunir comitivas que disputam o título de prato mais saboroso e fiel às raízes. Os peões de boiadeiro deixaram para as futuras gerações mais do que o caminho do desenvolvimento. Deixaram sua cultura e culinária como herança em especial para o interior de MS.

O encontro está marcado para o dia 15 de maio, no Parque de Exposições Laerte Pais Coelho, localizado na saída para Chapadão do Sul. Ao todo 12 comitivas vão disputar o título do melhor prato. O cardápio composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca será servido no dia 15 durante o almoço.

Os ingressos que serão vendidos no local e com antecedência custam R$ 10 por prato para consumação no local. Para a classificar os melhores pratos, o concurso terá um corpo de jurados que provam e votam nas melhores preparações, avaliando a fidelidade ao sabor e aos costumes de cada comitiva.

Além da comida que já relembra a tradição, toda a parte estrutural e decorativa é feita com foco nas raízes sertanejas. Na festa, os turistas podem conhecer os apetrechos utilizados antigamente para o preparo da comida dos tropeiros, uma legítima ‘venda’ montada no local, além do berrante e muitos atrativos que marcam até hoje, a história vivida nas estradas.

A ideia é cozinhar no fogão a lenha, improvisado no chão, sem panelas de inox ou travessas de vidro. Tudo é preparado como na época em que os tropeiros viajavam longas distâncias para vender os bois e comiam à beira da estrada. Quando iam preparar a comida diziam ‘vou queimar o alho’, e assim o cardápio ganhou nome e fama. Os pratos são preparados e servidos no local.

1ª Expo Rica e tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Costa Rica

A 1ª Expo Rica e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Costa Rica acontece de 11 a 15 de maio no Parque de Exposições Laerte Pais Coelho. O evento será realizado pelo Clube de Laço Três Divisas com apoio do Governo Municipal e Câmara de Vereadores, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e Agricultura e Desenvolvimento. Entrada franca.

O evento, reconhecido como um dos maiores rodeios do interior Sul-Mato-Grossense, reúne atividades para todas as idades como os shows no palco principal com artistas nacionais renomados, apresentações musicais de artistas locais, exposição agropecuária, agronegócio e tecnologia, leilão de gado, palestras, feira de artesanato, baile country, parque de diversão, entre outras atrações. Uma megaestrutura com arena, camarotes e praça de alimentação cobertos.

Programação dos Shows

11/05, quarta-feira – Mao Walter