23 FEV 2022
SAÚDE
De 1ª a 4ª dose, Costa Rica avança na vacinação contra a Covid-19 de crianças, adolescentes e adultos
Foto Noticia Principal Grande
Vacinação contra a Covid-19 em Costa Rica ; Fotos: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR
Costa Rica avança na vacinação contra a Covid-19 com aplicação da primeira à quarta dose em crianças, adolescentes e adultos. Desta quarta-feira (23) até a próxima sexta-feira (25), o atendimento acontece em todas as unidades de saúde em horários diferenciados, a partir das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Conforme o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da primeira dose está disponível para todas as crianças acima de 5 anos.

A segunda dose do público infantil, crianças de 5 a 11 anos, também estará sendo realizada. Devem receber a segunda dose crianças vacinadas no intervalo após a primeira dose, com imunizantes da Pfizer Pediátrica: 2 meses e Coronavac: 28 dias.

Está disponível a segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos, devendo ser observados os intervalos após a primeira dose, dos imunizantes Coronavac: 28 dias e Pfizer: 21 dias e para adultos, também tem disponível, a segunda dose, e deverão ser observados o intervalo após a primeira dose: Coronavac: 14 dias, Pfizer 21 dias, Astrazeneca: 2 meses e Janssen: 2 meses.

Fica disponível, a terceira dose para pessoas acima de 18 anos, após 4 meses da segunda dose e para adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos 2 meses após a segunda dose.

Já a quarta dose com intervalo de 4 meses após a terceira dose é disponibilizado para trabalhadores da saúde acima de 18 anos, idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos acima de 18 anos.

Há também, a disponibilidade da 4ª dose com intervalo de 5 meses após a terceira dose para trabalhadoras da saúde gestantes e puérpera (45 dias após o parto).

De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, para a primeira dose é necessário presença dos pais ou responsável desde que esteja com a autorização assinada pelos mesmos e levar carteira de vacinação, CPF e cartão do SUS. Já para os demais vacinados será necessário apresentar o CPF e o comprovante da última dose recebida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica orienta que o enfrentamento da pandemia depende de cada cidadão. “Só obteremos êxito com o aumento da cobertura vacinal, o que diminui as internações e óbitos”, comenta o secretário da pasta, Jesus Baird.

Dúvidas ou mais informações, onde se vacinar, basta ligar, telefone: 3247-7180.

Autor: Silvestre de Castro
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024