14 DEZ 2023
COVID-19
Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos a partir do dia 20
No próximo dia 20 de dezembro, a cidade de Costa Rica/MS, dará início à segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 12 anos. Essa etapa da campanha de vacinação ocorrerá nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município toda quarta-feira, dentro do cronograma mensal e seguindo o calendário nacional de imunização.

De acordo com a Nota Técnica nº 83/2023 do Ministério da Saúde, essa nova fase foi antecipada após a identificação da variante Ômicron (SARS-CoV-2) e suas sublinhagens no Brasil, incluindo a variante BA.2.86. A vacinação de reforço é destinada às pessoas que receberam a última dose da vacina há mais de seis meses.

As ESFs de Costa Rica já estão abastecidas com a vacina bivalente da Pfizer, e a vacinação ocorrerá normalmente todas as quartas-feiras, seguindo a rotina de funcionamento das unidades de saúde. Estima-se que aproximadamente 2.837 pessoas com mais de 60 anos estejam aptas a serem vacinadas com a dose de reforço da vacina bivalente.

A Covid-19 não possui um padrão de sazonalidade definido, e a mobilidade da população e a alta transmissibilidade do vírus podem ocasionar aumentos de casos em diferentes períodos do ano. Por isso, é fundamental que a população mantenha as medidas preventivas e esteja com a vacinação em dia, a fim de evitar possíveis complicações e sequelas decorrentes da infecção.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, destaca que a Prefeitura de Costa Rica e a Secretaria de Saúde seguem as orientações do Ministério da Saúde, alinhado com as evidências científicas e as recomendações mais atualizadas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, já está em andamento o planejamento para a vacinação em 2024, garantindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) sempre terá disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunossuprimidos

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de predisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.