10 JAN 2022
PARCERIAS
Parceria entre Prefeitura, IFMS, MPT-MS e Facto oferece 100 vagas em capacitações voltadas para pessoas com deficiência
Um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho) e a Facto (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia) em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, permitirá a realização de uma capacitação e preparação para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência, residentes em Costa Rica e municípios vizinhos. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas com inscrições gratuitas que estarão abertas no período de 24 de janeiro à 28 de fevereiro.

Conforme o edital, serão disponibilizadas 25 vagas para o Curso de Informática Básica no período matutino e outras 25 para o período vespertino, bem como 25 vagas para o Curso de Operador de Caixa no período matutino e outras 25 para o período vespertino. A carga horária diária é de 4 horas totalizando 20 horas semanais.

“Os temas para os cursos foram definidos com base em uma pesquisa realizada pelo IFMS em Costa Rica e cidades vizinhas e as aulas estão previstas para os meses de março e abril.  Através desta parceria vamos facilitar a inserção de pessoas com deficiência no mercado do trabalho”, ressalta o prefeito em exercício, Roni Cota.

Segundo a gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Rodrigues Anacleto Uli, para participar é necessário ser pessoa com deficiência; atender ao critério de idade mínima de 18 anos previsto nos cursos e atender ao critério de escolaridade mínima de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) completo, previsto nos cursos.

O Processo Seletivo para os cursos de formação e preparação para o mercado de trabalho será realizado pela Coordenação do Napne do IFMS Campus Três Lagoas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica. A seleção consistirá de análise dos documentos e apresentação de atestado médico ou laudo médico e, se necessário, uma entrevista. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas para cada turma.

A documentação pode ser entregue presencialmente na Casa do Trabalhador de Costa Rica, localizada na rua Josina Garcia de Melo, 205, Centro, de segunda à sexta-feira das 07h às 11h ou 13h às 17h, até o dia 28 de fevereiro de 2022 das 07h às 11h ou 13h às 16h.

A documentação também pode ser enviada por e-mail selecaopcd.tl@ifms.edu.br, IFMS Campus Três Lagoas. Os documentos originais serão entregues para conferência na data do início do curso. O candidato se compromete a encaminhar informações verdadeiras, sob pena de perder a vaga caso não seja comprovada a veracidade documental. Caso a documentação seja enviada por e-mail, deverá conter a ficha de inscrição preenchida (disponível no edital) e a cópia dos documentos solicitados.

Cada estudante dos cursos de Informática Básica ou Operador de Caixa receberá bolsa auxílio no valor de R$ 100 (cem reais) não acumulativo no caso de participação em ambos os cursos.

O resultado final está previsto para 17 de março de 2022. Os resultados das etapas intermediárias e final serão divulgados no endereço eletrônico www.facto.org.br/edital-2022.

Para acessar o edital completo clique aqui.
Autor: Assessoria de Comunicação