31 AGO 2021
PARCERIAS
Por meio de carretas equipadas, Costa Rica e mais 21 municípios receberão cursos através do programa Cidade Empreendedora
A partir deste mês, o Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, oferece capacitação gratuita para a população de Costa Rica e mais 21 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora, executado pela instituição em conjunto com as prefeituras municipais.

São sete carretas equipadas com maquinários de ponta que irão percorrer as cidades e disponibilizar para os interessados 36 opções de cursos em áreas diferentes. A ação segue até dezembro e a expectativa é que, aproximadamente, 8 mil pessoas sejam atendidas.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a iniciativa fornece conhecimento para a população e irá ajudar a promover o desenvolvimento.

“Nós conseguimos gerar oportunidades por meio da capacitação e, ao levar as carretas até esses municípios, a gente qualifica as pessoas que irão ser os futuros empreendedores e também aqueles que serão empregados por eles, vamos ampliar as chances de um futuro melhor. Empreender é capacitar e se qualificar, por isso, a parceria traz mais uma inovação por meio do Cidade Empreendedora”, ressaltou Jaime.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora já realizou diversas ações nos municípios parceiros e essa será mais uma iniciativa para apoiar o pequeno empreendedor.

“Estamos trabalhando nos municípios, visitamos um por um dos negócios para conhecer a realidade do empreendedor, além de atuarmos junto com a prefeitura e lideranças para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a vida do empresário. Agora chegamos até os trabalhadores, queremos melhorar o nível dos serviços, do atendimento e fortalecer o comércio local, garantindo mão de obra qualificada”, pontuou Mendonça.

Para o prefeito Cleverson Alves, a capacitação profissional pode gerar diversos benefícios. “Além de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, os treinamentos podem proporcionar o desenvolvimento na carreira dos colaboradores, permitindo que ocupem posições de mais destaque e com melhor remuneração”, destacou o gestor.

Cronograma personalizado
Por meio da ação, as capacitações serão realizadas em unidades móveis que irão até os municípios e permanecerão em cada cidade de acordo com um cronograma estabelecido em parceria com as prefeituras de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Ao todo, serão disponibilizadas carretas preparadas para oferecer capacitações nas áreas Automotiva, Solda, Panificação, Costura, Construção civil, Transformação digital e Redução de desperdício. Das sete opções de unidades móveis, cada município Cidade Empreendedora irá receber quatro – uma será voltada para Transformação Digital, outra para a área de Redução de desperdício, e as demais serão escolhidas pela gestão pública de cada cidade, segundo a necessidade da região. Os cursos variam de 4 a 8 horas/aula e será emitido certificado para os participantes.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.