Nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2024, os contribuintes de Costa Rica devem ficar atentos: é o dia do vencimento da quinta e última parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do município. Aqueles que optaram pelo pagamento parcelado têm até a data limite para regularizar suas obrigações tributárias e evitar penalidades.
O não pagamento até o prazo estabelecido acarretará em uma multa de 0,33% ao dia, que pode chegar ao limite máximo de 10% após 30 dias. Além disso, juros de 1% ao mês e a atualização monetária pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) serão aplicados, onerando ainda mais a dívida.
Os contribuintes têm diversas opções para efetuar o pagamento. É possível realizar o procedimento em qualquer agência do Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, além de suas instituições conveniadas. As Casas Lotéricas também oferecem a possibilidade de quitação do imposto. Outra alternativa é o pagamento via Cartão de Débito diretamente no setor de arrecadação do Paço Municipal.
Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a Divisão de Cadastro pelos telefones (67) 3247-7043 WhatsApp e (67) 3247-7044.
Com o prazo se encerrando e as consequências do atraso em mente, a recomendação é que os contribuintes não deixem para a última hora e garantam a regularização de seus débitos. Afinal, manter as obrigações em dia é fundamental para o bom funcionamento dos serviços públicos da cidade.
Fonte: ASSECOM / PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista