22 ABR 2024
Costa Rica se destaca no truco e na dança de salão nos Jogos da Melhor Idade em Campo Grande
Fotos: Daniel Reino
No período de 16 a 18 de abril de 2024, a cidade de Costa Rica/MS, participou da primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade, que ocorreu em Campo Grande. Com representantes em cinco das nove modalidades disputadas, a delegação costarriquense do Conviver (Centro de Convivência do Idoso) conquistou um terceiro lugar no truco e se destacou na dança de salão entre os 35 municípios participantes.

Conforme o coordenador da delegação, José Aparecido de Oliveira, nas modalidades de dança de salão, dominó, malha, sinuca e truco, Costa Rica teve representantes que competiram com êxito.

Na dança de salão, Costa Rica competiu em duas categorias: A e B. Na categoria A, de 60 a 69 anos, a dupla Marlione Lopes / Antonio Divino conquistou a nona colocação, onde estiveram os representantes de Nova Andradina, Três Lagoas e Coronel Sapucaia, no Grupo D. Na categoria B, acima de 70 anos, a dupla Salomé Nogueira / Altamir Candido ficou em décimo lugar, competindo junto com representantes de Caarapó, Iguatemi, Glória de Dourados e Campo Grande, no Grupo E.

Na modalidade de truco misto, Costa Rica obteve excelente desempenho na chave A, onde teve também, Itaporã e Jardim. A dupla costarriquense José Inocencio / Simão Alves conquistou o terceiro lugar na classificação final, garantindo medalhas e um troféu de bronze para o município.

O objetivo dos Jogos da Melhor Idade é promover a participação da pessoa idosa em atividades esportivas e de lazer, visando melhorar a qualidade de vida e incentivar a interação entre as diferentes gerações. O acesso ao esporte e ao lazer é um direito garantido pela Política Nacional do Idoso e pelo Estatuto do Idoso.

A competição foi organizada pelo Governo do Estado, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), com o apoio da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Costa Rica Esporte Clube (CREC) e Projeto Forjando Campeões. A delegação costarriquense, composta por 15 membros, participou ativamente do evento, marcando presença e representando o município com orgulho.

Com essa participação expressiva, Costa Rica mostra que a terceira idade é uma fase da vida em que é possível se manter ativo, saudável e competitivo, desafiando estereótipos e mostrando que a idade não é um obstáculo para o esporte e o lazer. A participação no evento reforça o compromisso do município em promover o bem-estar e a inclusão social dos idosos, proporcionando-lhes oportunidades de atividades físicas e momentos de integração com outras comunidades.

PRÓXIMA ETAPA

01 a 07 de julho de 2024, Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, VOLEIBOL e BOCHA masculino e feminino em Três Lagoas/MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024