12 MAR 2024
MULHERES
"Mulheres que Inspiram”: 14 homenageadas são reconhecidas em evento no Dia Internacional da Mulher em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro / Assecom / PMCR
No dia 8 de março de 2024, o Centro de Convivência do Idoso, em Costa Rica, foi palco de uma noite de gala em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, intitulado "Mulheres que Inspiram", foi promovido pela Câmara de Vereadores de Costa Rica e teve como objetivo reconhecer a contribuição inestimável de 14 mulheres notáveis da comunidade costarriquense.

A Sessão Solene contou com a presença do Poder Público, homenageadas, seus familiares e amigos, além de representantes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O espaço foi decorado de forma deslumbrante, com iluminação que realçou a beleza do ambiente, proporcionando um cenário digno das realizações das mulheres homenageadas.

As homenageadas, mulheres que se destacaram em diversas áreas de atuação, receberam a distinção honorífica "Mulheres que Inspiram", como reconhecimento pelo seu desempenho excepcional e inspirador. Cada uma delas foi agraciada com flores, simbolizando a gratidão e o apreço da comunidade por seu trabalho e dedicação.

Durante o evento, o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, proferiu um discurso saudando as mulheres homenageadas e todas as presentes. Ele ressaltou a importância das mulheres na sociedade, mencionando que todas as pessoas foram geradas no ventre de uma mulher. As mulheres possuem atributos especiais, citando o exemplo de Jesus Cristo que escolheu vir ao mundo através de uma mulher. O prefeito expressou seu respeito e consideração pelas mulheres e desejou bênçãos a todos os presentes e suas famílias.

A presidenta da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Rosângela Marçal Paes, agradeceu a parceria e o apoio da prefeitura, do Legislativo, Executivo e Judiciário no evento. Ela também destacou e parabenizou as homenageadas Ana Garcia e Ana Marciano Rego, ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho das mulheres.

Cada homenageada teve a oportunidade de se apresentar e compartilhar um pouco de sua história de vida e conquistas em um vídeo. Entre elas, Maria José Flores Rodovalho, conhecida como Zeza, destacou sua trajetória de sucesso na área de culinária, ressaltando a importância de Deus, amigos e familiares em seu caminho. Silma Aparecida de Queiroz Cruciol, por sua vez, falou sobre sua decisão de assumir os negócios do marido Jessé Cruciol após sua morte, tornando-se uma corretora de imóveis de sucesso.

Na fala de sua homenageada, o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, cumprimentou e parabenizou as mulheres homenageadas. Destacou Maria José Flores Rodovalho, conhecida como Zeza, como uma mulher inspiradora devido à sua determinação e trabalho em Costa Rica. Também prestou homenagem à memória de Reinaldo Valim, um amigo falecido recentemente e que também foi inspirado por Zeza. O prefeito expressou suas homenagens e gratidão a todas presentes.

O vice-prefeito, Roni Cota, homenageou uma mulher inspiradora, Silma Cruciol, destacando sua determinação e superação diante das dificuldades enfrentadas. Ele ressaltou o sucesso do empreendimento de Silma na cidade de Costa Rica e agradeceu por sua contribuição para os movimentos imobiliários locais.

O evento contou com a presença de diversas outras mulheres notáveis, indicadas pela Câmara de Vereadores e pelo prefeito e vice-prefeito, que também foram homenageadas por suas contribuições para a comunidade costarriquense.

Entre as homenageadas, estavam Ana Marciano Rego, reconhecida pelo Poder Legislativo; Ana Rosa Garcia, homenageada pela vereadora Rosângela Marçal Paes; Ariela Maria Gibertoni de Azevedo Peretti, indicada pelo vereador Waldomiro Bocalan; Beatriz Bernardino de Melo, escolhida pela vereadora professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; Camila Aparecida Soler Favaleça, indicada pelo vereador Adair Tiago de Oliveira; Gilmarcia Silva Pereira Alves, homenageada pelo vereador Rayner Moraes Santos; Josiane Rezende de Moura, indicada pelo vereador Alecksander da Silva Pimenta; Laura Letícia Volce, escolhida pelo vereador Ailton Martins de Amorim; Maria Ivone da Silva, indicada pelo edil Lucas Lazaro Gerolomo; Maria Jose Flores Rodovalho, homenageada pelo prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos; Nadir Paes da Rocha, indicada pelo vereador Artur Delgado Baird; Silma Aparecida de Queiroz Cruciol, escolhida pelo vice-prefeito Ronivaldo Garcia Cota; Thays da Silva Felício, indicada pelo edil Evaldo Paulino Garcia; e Vanessa Piovesan Freitas Assumpção, homenageada pelo vereador Averaldo Barbosa da Costa.

O evento "Mulheres que Inspiram" foi um lembrete poderoso do papel vital que as mulheres desempenham em nossa sociedade. A Câmara de Vereadores de Costa Rica com o apoio da Prefeitura Municipal reafirmou seu compromisso em honrar e apoiar as mulheres, não apenas em eventos como este, mas em todas as iniciativas que buscam promover a igualdade e o reconhecimento justo.

O reconhecimento das mulheres e a celebração de suas conquistas são fundamentais para construir uma sociedade mais igualitária e justa. Eventos como o "Mulheres que Inspiram" são oportunidades de enaltecer e valorizar as mulheres que, com seu trabalho e dedicação, têm contribuído para o desenvolvimento de Costa Rica. Que essas homenagens inspirem outras mulheres a seguirem seus sonhos e a conquistarem cada vez mais espaços na sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR