27 DEZ 2023
HABITAÇÃO
Duas famílias ganham presentes de Natal recebendo novas moradias em Costa Rica
Fotos: Kayne Almeida - Assecom / PMCR
Na última sexta-feira, 22 de dezembro, a Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o Governo do Estado de MS, entregou duas novas moradias construídas através do Programa Moradias Precárias. O objetivo do programa é substituir casas de madeira por construções de alvenaria, proporcionando mais conforto e segurança para as famílias contempladas.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, enalteceu o Programa Moradias Precárias, que consiste na substituição de casas de madeira por alvenaria. Ele destacou que as entregas foram uma realização de Natal para duas famílias, através do programa que proporciona mais segurança, conforto e dignidade para as famílias beneficiadas. O prefeito enfatizou que o programa é um dos que trazem orgulho para a cidade, pois proporciona moradias dignas e oportunidades para as pessoas. Ele finalizou destacando o compromisso de fazer uma Costa Rica para todos.

A 12ª casa foi entregue à moradora Iraídes Pereira da Silva, localizada na Rua Rui Barbosa, número 51, na Vila Alvorada. Já a 13ª casa foi entregue à Tânia Pereira da Silva, moradora da Rua Almir Paiva de Laffite, número 71, também na Vila Alvorada. Ambas as casas possuem uma área construída de 42,56 metros quadrados e custaram R$ 71,2 mil.

O Programa Moradias Precárias conta com incentivos do Governo do Estado, através da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), e recursos próprios do município. O convênio firmado entre as partes tem um valor total de R$ 1.096.422,34.

A moradora Iraídes Pereira da Silva, de 75 anos, expressou sua felicidade por morar em Costa Rica há 50 anos e por ter recebido um belíssimo presente de Natal, a nova casa, algo que ela nunca conseguiria construir com o suor do seu trabalho. Ela está muito grata a Deus pela realização do seu grande sonho. Apesar de sua idade avançada, ela disse ter condições de trabalhar por mais alguns meses. Antes, sua casa era simples e feita de tábuas. Ela agradeceu ao governo municipal e à professora Evair da Assistência Social, que viram a sua luta e acreditaram que ela merecia uma casa melhor. Iraídes está muito feliz e grata por ter recebido uma casa tão bonita e confortável.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, as famílias beneficiadas pelo programa deixaram para trás moradias precárias e agora vivem em construções modernas e dignas. A seleção das famílias contempladas foi feita por meio de avaliação social e caracterização de necessidade. Para a construção das casas, o Governo Estadual contribui com 50% do recurso, enquanto o município oferece os outros 50% como contrapartida.

A moradora, Tânia Pereira da Silva, expressou gratidão ao prefeito municipal, delegado Cleverson Alves e sua equipe de habitação por lhe proporcionar a oportunidade de construir uma casa nova, algo que ela não teria condições de fazer por conta própria. Ela agradeceu sinceramente pela vida do gestor e sua equipe de trabalho, por suas famílias, desejando que Deus lhes conceda coisas boas em suas vidas.

Com a entrega dessas duas casas, o Programa Moradias Precárias em Costa Rica segue em constante crescimento, beneficiando cada vez mais famílias que vivem em condições precárias. A iniciativa é uma prova do comprometimento da Prefeitura e do Governo do Estado em proporcionar condições de vida dignas para a população.