20 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Estudantes da Escola Joaquim F. Rosa lançam livro de poemas ‘Costa Rica, Cidade Amada’ em noite de autógrafos
Fotos: Kayne Almeida - Assecom / PMCR
Na última terça-feira, 19 de dezembro, os estudantes do 5º B e D da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, juntamente com a professora Claudia Nunes dos Santos Barbosa, realizaram uma noite especial de autógrafos para o lançamento do livro de poemas "Costa Rica, Cidade Amada". O evento aconteceu no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva, na SEMED.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos enalteceu o evento. "É com imenso orgulho que vejo os estudantes da Escola Joaquim F. Rosa lançarem o livro 'Costa Rica, Cidade Amada'. Essa iniciativa demonstra o talento e a criatividade dos jovens escritores da nossa cidade, além de ressaltar o amor que eles têm por Costa Rica. Parabenizo a todos os envolvidos nesse projeto e desejo que essa noite de autógrafos seja apenas o começo de uma jornada literária brilhante para esses talentosos escritores."

O livro foi resultado de um Projeto de Leitura e Escrita proposto pela escola em 2022. Os alunos selecionados escolheram escrever poemas como tema principal e 48 estudantes se dedicaram ao desenvolvimento desse projeto, que culminou na criação do livro "Costa Rica, Cidade Amada", com 52 páginas. Os alunos abordaram diversos aspectos que representam a cidade, como seus pontos turísticos, locais exuberantes e o futebol, além de produzirem ilustrações para acompanhar os poemas.

Durante a noite de autógrafos, os estudantes receberam certificados de Honra ao Mérito em parceria com a Academia de Letras do Brasil, Seccional Costa Rica. A presidente da Academia, professora Ruth Gonçalves Oliveira, esteve presente no evento e escreveu o prefácio e o posfácio do livro.

O prefácio da obra destaca a importância da leitura e do incentivo à escrita para os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Joaquim Faustino Rosa. O projeto permitiu aos estudantes explorarem suas habilidades e interesses literários, além de revelar os sentimentos das crianças em relação à cidade onde vivem, rica em recursos naturais.

A apresentação final do livro ressalta que se trata de uma obra literária criada pelos alunos do 5º Ano B e 5º Ano D, que retrata as belezas naturais de Costa Rica por meio de prosa, versos e desenhos. A iniciativa contou com o incentivo e acompanhamento pedagógico dos professores e da gestão escolar, e os pais dos estudantes se orgulharam do resultado. A Prefeitura de Costa Rica, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), decidiu publicar a obra, demonstrando seu compromisso com a qualidade da educação oferecida.

Durante a noite de autógrafos, os estudantes Pedro Lopes do 5º ano B, Ana Júlia Gonçalves da Silva do 5º B e Alicia Dutra Gazoni do 5º D recitaram os poemas de sua autoria, intitulados "Costa Rica". Cada estudante teve a oportunidade de autografar seu livro e compartilhar um pouco de seu talento com todos os presentes. A emoção e o sucesso marcaram o evento, que representou todos os estudantes reunidos na coletânea do livro.

Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo o prefeito municipal delegado Cleverson Alves dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores Ailton Martins de Amorim e a vereadora profª mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (imortal da Academia de Letras), a secretária de Educação Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, a presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional Costa Rica, Profª Ruth Gonçalves Oliveira, a diretora da Escola Joaquim Faustino Rosa, Profª Cláudia Regina Renda Bíscaro Herrera, a professora Claudia Nunes dos Santos Barbosa, a coordenadora Sandra Regina da Silva Costa e o vereador Artur Baird, entre outros.

O evento foi marcado pelo talento e dedicação dos estudantes, que foram reconhecidos por suas habilidades literárias. As autoridades presentes receberam exemplares do livro produzido pelos estudantes, que dedicaram seu esforço e dedicação na criação dessa obra. Durante o evento, foi enfatizada a importância dos pais, familiares, amigos, professores e funcionários da escola no apoio aos talentos dos estudantes. Todos foram encorajados a continuar explorando a literatura e desejados sucesso em suas futuras conquistas literárias.