06 NOV 2023
HABITAÇÃO
Costa Rica abre cadastro habitacional para substituição de moradias precárias por casas de alvenaria
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social, Departamento de Habitação, anunciou nesta segunda-feira, 6 de novembro, a abertura do cadastro habitacional destinado a famílias interessadas em substituir moradias precárias de madeira por casas de alvenaria. O objetivo da iniciativa é proporcionar melhores condições de moradia e ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria.

Serão disponibilizadas 20 vagas para a substituição das moradias precárias, com a possibilidade de cadastro reserva para casos de desistência ou ausência de documentação. O programa conta com incentivos do Governo do Estado, através da AGEHAB, e com recursos próprios do município.

As casas de alvenaria terão uma área construída de 42,56 metros quadrados, oferecendo assim mais espaço e conforto para as famílias beneficiadas. Além disso, a iniciativa busca melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior segurança e durabilidade das moradias.

Para realizar o cadastro, os interessados devem comparecer à Secretaria de Assistência Social, Departamento de Habitação, munidos da escritura do imóvel, dos documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e certidão de nascimento ou casamento. É importante ressaltar que apenas as famílias que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Secretaria serão aptas a participar do programa.

Após o cadastro, as famílias passarão por uma análise socioeconômica para verificar a necessidade de substituição da moradia precária e a viabilidade de atendimento. Em seguida, serão selecionadas as 20 famílias que irão receber as casas de alvenaria, de acordo com a ordem de inscrição e os critérios estabelecidos.

A Prefeitura de Costa Rica ressalta que a iniciativa é uma parceria entre o governo municipal e estadual, que busca promover o desenvolvimento social e a melhoria das condições de habitação da população. A substituição das moradias precárias por casas de alvenaria é uma forma de garantir dignidade e segurança às famílias, proporcionando um ambiente adequado para o crescimento e desenvolvimento dos moradores.

Com o início do cadastro habitacional, a expectativa é de que muitas famílias de Costa Rica tenham a oportunidade de conquistar a casa própria e, consequentemente, uma vida mais digna e estável. A abertura do programa é uma excelente notícia para aqueles que vivem em moradias precárias e sonham com um lar seguro e confortável.