06 OUT 2023
HABITAÇÃO
Costa Rica entrega a 10ª Casa do Programa Moradias Precárias, substituindo casas de madeira por alvenaria
O Programa Moradias Precárias da Costa Rica substitui casas de madeira por alvenaria, proporcionando melhores condições de moradia para a população mais vulnerável. Já foram entregues 10 casas e o objetivo é zerar as casas de madeira no país. A iniciativa é realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e com o apoio da Câmara de Vereadores. O programa conta com incentivos do Governo do Estado e recursos do município. Em breve terá mais 20 unidades.
Costa Rica alcançou um marco importante nesta sexta-feira, 6 de outubro, com a entrega da 10ª casa do Programa Moradias Precárias. A iniciativa, realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e com o apoio da Câmara de Vereadores, tem como objetivo substituir casas de madeira por moradias de alvenaria, proporcionando condições dignas de moradia para a população mais vulnerável.

O programa já entregou 10 casas e pretende zerar as casas de madeira em Costa Rica, garantindo dignidade para todos os moradores. Durante a entrega da décima casa, o prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou a importância do Programa Moradias Precárias e como ele tem transformado a vida das pessoas. O prefeito mencionou o caso do casal Eva e Eugênio, que moravam em uma casa de madeira precária que alagava quando chovia. Agora, eles receberam uma casa de alvenaria novinha.

Além da primeira casa, o prefeito anunciou que, graças a um convênio firmado com o Governo de MS, onde estiveram presentes o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, o governador Eduardo Riedel e a chefe da AGEHAB, Maria do Carmo, Costa Rica terá mais 20 unidades do Programa Moradias Precárias, o atual completa 14 casas. O objetivo da prefeitura é garantir dignidade para todos os moradores.

Eva Elias de Araújo Souza, contemplada no Programa Moradias Precárias, expressou gratidão a Deus, ao prefeito Cleverson Alves e à equipe responsável por proporcionar essa nova moradia. Para ela, ter a casa, que antes era de madeira, transformada em um imóvel de alvenaria foi a realização de um sonho.

O Programa Moradias Precárias conta com incentivos do Governo do Estado, por meio da AGEHAB, e recursos provenientes do próprio Município. O convênio firmado entre as partes totaliza o valor de R$1.096.422,34 para a construção das moradias. O Governo Estadual entra com 50% dos recursos necessários, enquanto o Município oferece os outros 50% como contrapartida.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, reafirmou o propósito do programa de oferecer condições de moradia adequadas para a população em situação de vulnerabilidade social. Ela enfatizou a colaboração entre as diferentes esferas de governo para viabilizar a construção de moradias de alvenaria, visando proporcionar maior segurança e conforto às famílias beneficiadas.

A entrega da 10ª casa do Programa Moradias Precárias foi marcada pela emoção e gratidão da família contemplada. Eva Araújo e seu marido Eugênio expressaram a felicidade de terem um novo lar, que representa um novo capítulo em suas vidas e a oportunidade de viver com mais dignidade e esperança no futuro.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, e a segunda secretária da mesa diretora, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, também estiveram presentes no ato.

A iniciativa de substituir casas de madeira por alvenaria está transformando a realidade de diversas famílias em Costa Rica. O Programa Moradias Precárias é um exemplo de como parcerias e investimentos direcionados podem gerar resultados concretos na busca por uma sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas tenham o direito básico de viver em uma moradia digna.