24 AGO 2023
HABITAÇÃO
Programa Moradias Precárias transforma vidas em Costa Rica, substituindo casas de madeira por alvenaria
Fotos: Henrique James - Assecom / PMCR
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, um marco importante foi alcançado em Costa Rica. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado e o apoio da Câmara de Vereadores, realizou a entrega da 9ª casa por meio do Programa Moradias Precárias. O programa tem como objetivo substituir casas de madeira por moradias de alvenaria, proporcionando condições dignas de moradia para a população mais vulnerável.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância do Programa Moradias Precárias e a transformação que ele traz para a vida das pessoas. Segundo ele, a conquista de uma moradia digna vai além de um teto sobre a cabeça, é um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania.

A contemplada da vez foi a trabalhadora rural polivalente Aparecida dos Reis Silva, que há anos vivia em uma casa precária de madeira localizada à Rua José Calazans da Silva nº 35, próximo à Escola Cívico-Militar, Prof. Adenocre Alexandre de Morais. A entrega da nova moradia representou mais do que um sonho realizado para Aparecida, foi a concretização de um caminho para uma vida mais digna e segura.

O Programa Moradias Precárias conta com incentivos do Governo do Estado, por meio da AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), e também com recursos provenientes do próprio Município. O convênio firmado entre as partes totaliza o valor de R$ 1.096.422,34 para a construção das moradias.

Nesse modelo de parceria, o Governo Estadual entra com 50% dos recursos necessários, enquanto o Município oferece os outros 50% como contrapartida. Essa união de esforços visa garantir que mais famílias tenham acesso a moradias adequadas e seguras.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, reforçou o objetivo do programa em oferecer condições de moradia adequadas para a população que vive em situação de vulnerabilidade social. Ela destacou os esforços conjuntos entre todas as esferas de governo para viabilizar a construção de moradias de alvenaria, proporcionando mais segurança e conforto para as famílias beneficiadas.

A expressão de emoção e gratidão estampada no rosto de Aparecida dos Reis Silva ao entrar em sua nova casa é um reflexo do impacto positivo gerado pelo Programa Moradias Precárias. Para ela, a concretização desse sonho representa um novo capítulo em sua vida e a oportunidade de viver com mais dignidade e esperança no futuro.

Também estiveram presentes ao ato, o vice-prefeito Roni Cota; os secretários municipais - de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida; de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos; de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto; Subsecretária de Administração, Dhiully Gargantini Luglio; A vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rosângela Marçal e o vereador Waldomiro Bocalan, entre outros.

A iniciativa de substituir casas de madeira por alvenaria está transformando a realidade de diversas famílias em Costa Rica. O Programa Moradias Precárias é um exemplo de como parcerias e investimentos direcionados podem gerar resultados concretos na busca por uma sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas tenham o direito básico de viver em uma moradia digna.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR