08 AGO 2023
PROJETOS
Curso gratuito de Faixa Pantaneira promove emprego e renda na Rica Trama em Costa Rica
A Prefeitura de Costa Rica deu início nesta terça-feira (8), ao curso de Faixa Pantaneira no Projeto Rica Trama. A Faixa Pantaneira, símbolo raiz de Mato Grosso do Sul, está gerando emprego e renda para a região. O curso acontece na Rica Trama e está ensinando a arte do tear para pessoas interessadas em criar esse produto que ficou famoso após a novela Pantanal.

Para a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, a confecção da Faixa Pantaneira vai gerar emprego e renda para as mulheres da Rica Trama e para a comunidade em geral. “É de extrema importância ver as pessoas se beneficiarem dessa oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Não damos o peixe e sim, ensinamos a pescar. Estamos promovendo independência, empoderamento e autossuficiência”, disse.

De acordo com a coordenadora do Projeto Rica Trama, Rute Corrêa Amorim, o curso é gratuito e vai até a próxima sexta-feira, 11 de agosto. A Faixa Pantaneira é um dos símbolos mais importantes do estado de MS e ganhou destaque após a exibição da novela Pantanal na Rede Globo. Atualmente, ela é feita como adereços personalizados em bolsas, chapéus, carteiras, roupas e até mesmo agendas. Além de ser um item que dá personalidade às pessoas, a confecção da Faixa Pantaneira também promove uma mudança de vida, gerando emprego e renda para mulheres da Rica Trama.

O curso é oferecido pela Prefeitura de Costa Rica, Secretaria de Assistência Social por meio do Projeto Rica Trama, através de uma parceria com o SENAR/AR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e o Sindicato Rural de Costa Rica. Os alunos receberão um certificado emitido pelo SENAR, válido em todo o território nacional.

O professor Sinésio Gome ressaltou a importância do curso e das parcerias para oferecer oportunidades para a população. Ele explicou que o curso tem duração de 32 horas, com a participação de 8 pessoas. O objetivo é resgatar a cultura da Faixa Paraguaia, que foi adotada como Faixa Pantaneira na cultura sul-mato-grossense. O curso foi aberto para toda a comunidade participar.

A confecção da Faixa Pantaneira é um trabalho totalmente artesanal, feito com teares de madeira, barbantes e muita habilidade. O objetivo é trazer algo novo, resgatando a cultura local e promovendo o empreendedorismo no campo. É necessário ter resiliência, flexibilidade, organização, persuasão e ambição. Além disso, é importante saber identificar oportunidades de mercado, agregar valor ao produto e investir nas técnicas de produção.

O curso de Faixa Pantaneira proporciona uma oportunidade de aprendizado e de geração de renda para a população de Costa Rica. O resgate cultural e a valorização do artesanato local são fundamentais para promover o desenvolvimento da comunidade e preservar a tradição da Faixa Pantaneira, um símbolo tão importante para Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR