Na segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a Câmara de Vereadores de Costa Rica realizou a segunda
sessão solene do ano, reunindo autoridades e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) para discutir estratégias e as ações da oitava Semana Municipal de Combate às Drogas. A reunião, que contou com a presença de autoridades políticas, civis, militares, religiosas e diversos outros seguimentos da comunidade, teve como objetivo principal lançar e discutir o projeto "Costa Rica Sem Drogas 2.0".
O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos criticou a falta de ações efetivas por parte dos governos federal e estadual e destacou a importância do programa Proerd nas escolas. Ele falou da criação da Guarda Municipal e anunciou a instalação de câmeras de segurança, além de reativar o projeto "Costa Rica sem Drogas". O prefeito pediu o apoio das forças de segurança e da comunidade, enfatizando a importância da prevenção, espiritualidade e da ação coletiva para enfrentar o problema.
“Droga não é problema só da polícia ou da Justiça. É um problema de todos nós. O tráfico destrói famílias, aumenta a criminalidade e gera enormes custos sociais. Precisamos acordar como sociedade e enfrentar isso com prevenção, informação e repressão. Enquanto eu for prefeito, vamos apoiar fortemente esse projeto e envolver toda a comunidade nesse combate”, destacou o prefeito.
O presidente da Câmara, Artur Baird, destacou o compromisso do Legislativo com o tema e a importância do projeto antidrogas, que visa à prevenção e ao cuidado com as crianças. Ele anunciou a criação do Fundo Municipal Antidrogas, destinado a apoiar ações de combate no município, expressando a esperança de que o projeto se tornasse uma lei efetiva. “Estamos aqui para tratar de um projeto que não deve ser apenas letra morta, mas sim uma lei que funcione de fato. Nosso compromisso é começar o cuidado desde as crianças, ampliando a prevenção e dando suporte a todas as iniciativas que fortaleçam essa luta”, afirmou.
O secretário de Assistência Social, Antônio Divino Félix Rodrigues, enfatizou que o combate às drogas deve ser contínuo e coletivo, ressaltando o impacto das drogas nas famílias e a importância da conscientização. Ele apelou à comunidade para participar ativamente nas campanhas, usando adesivos de apoio e promovendo a união para afastar os usuários do vício.
Pedro Cowboy, presidente do COMAD, elogiou a colaboração entre segurança pública e sociedade no enfrentamento ao problema das drogas e destacou a necessidade de esforços conjuntos entre comunidade, setor privado e autoridades para criar soluções eficazes. “A força das polícias é fundamental, mas não basta. Precisamos prevenir, tratar os usuários e apoiar suas famílias. Essa é uma luta coletiva, que exige a participação da sociedade civil, do setor privado e das instituições públicas. Unidos, conseguimos criar uma onda de mudança capaz de enfrentar esse desafio”, afirmou.
Durante a sessão, foi apresentado o cronograma da oitava Semana Municipal de Combate às Drogas, que incluiu blitz educativa, palestras em escolas e na SEMED, operações policiais, caminhada e o Fórum Municipal de Combate às Drogas. A programação busca envolver toda a comunidade na luta contra as drogas, promovendo conscientização e ações concretas.
Durante a 29ª Sessão Ordinária realizada logo a seguir à solene, o Legislativo aprovou o Projeto de Lei nº 1592, de autoria do Executivo, que cria o Programa Costa Rica Sem Drogas e dá outras providências. Projeto foi aprovado em discussão única e agora vai à sanção do prefeito municipal.
Com um compromisso renovado por parte das autoridades e a participação ativa da sociedade, Costa Rica busca se tornar um exemplo na luta contra as drogas, promovendo segurança e prosperidade para seus cidadãos.
Sequência da Programação da 8ª Semana Municipal de Combate às Drogas:
Dentro da programação da Semana Municipal de Combate às Drogas, haverá a Operação Cidade Limpa do GTO – Grupo Tático Operacional contando com participação da Polícia Civil, Militar e Militar Ambiental com ações de combate às drogas.
Caminhada e Fórum Municipal
Um dos momentos mais aguardados da semana é a Caminhada contra as Drogas, prevista para a tarde de quinta-feira, 4 de setembro. Com concentração em frente ao Posto Fazenda, a caminhada seguirá até a Praça Central Manoel Romualdo Gonçalves, reunindo famílias e cidadãos em um ato simbólico de resistência contra o uso de drogas na comunidade.
Encerrando a semana, na sexta-feira, 5 de setembro, às 18h30, o 8º Fórum Municipal de Combate às Drogas acontecerá no Centro de Convivência do Idoso. O evento contará com a presença do palestrante Bruno Assumpção, e marcará o lançamento do projeto "Costa Rica Sem Drogas 2.0", que promete ampliar as ações de prevenção e combate às drogas na cidade.