07 DEZ 2023
PROJETOS
Confraternização natalina marca encerramento das atividades do Projeto Rica Trama
Fotos: Angela Bezerra
Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, aconteceu na Rica Trama, a confraternização natalina que marcou o encerramento das atividades 2023 do projeto voltado especialmente para mulheres em vulnerabilidade social. O evento contou com a presença de autoridades municipais, integrantes do projeto, parceiros, entre outros.

O Projeto Rica Trama tem como objetivo principal trabalhar a autoestima das mulheres e promover a integração social e o convívio em grupo. Durante o ano, foram desenvolvidas diversas ações que impactaram positivamente a vida das participantes, a exemplo, o grupo de bordados Fios Dourados.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, expressou sua admiração pelo ambiente da Rica Trama, ressaltando a importância do amor, respeito e carinho presentes no local. Ela agradeceu a parceria com a SLC Agrícola e a todos que colaboraram e compareceram à confraternização. Além disso, desejou um feliz Natal e amor para todos, agradecendo também à professora Rute Correa. Por fim, expressou que Deus está presente e abençoa a todos.

A gestora da Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, afirmou que o encerramento do projeto com a realização dessa confraternização é um fechamento de ano com chave de ouro. Ela agradeceu ao prefeito Cleverson Alves dos Santos, ao vice-prefeito Roni Cota, bem como a todos os profissionais da equipe e colaboradores do projeto Rica Trama.

Izumira Garcia Carvalho, integrante do projeto, falou sobre sua participação no grupo de bordados Fios Dourados, que é um lugar aconchegante e bom. Izumira ressaltou que na Rica Trama encontra alegria, amor, carinho e felicidade. Ela mencionou que luta contra a depressão há 9 anos e está em tratamento no Caps, mas agora também está no Programa Rica Trama. Ela enviou um abraço para todas as costarriquenses.

Maria Valdivina, outra integrante do projeto, agradeceu a equipe que esteve presente na ação. Ela agradeceu especialmente ao prefeito pelo transporte coletivo gratuito, pois muitos não têm transporte para participar do projeto. Maria expressou gratidão pela oportunidade de participar da programação da Rica Trama este ano, principalmente pelo transporte fornecido. Ela enviou um abraço para todos os envolvidos e desejou que Deus abençoe a todos.

A coordenadora do Projeto, Rute Corrêa, ressaltou o valor da pessoa no seio da família e a importância de aproveitar bem todas as etapas da vida.

Maria Aparecida Rodrigues Jorge, também integrante do Projeto Rica Trama, expressou sua gratidão por fazer parte do projeto. "O Projeto Rica Trama foi transformador para mim, tanto emocional quanto fisicamente. O acolhimento e apoio da equipe foram fundamentais. O bordado é uma atividade terapêutica e de aprendizado, que une e respeita todas as participantes. Desejo que as futuras gerações tenham essa oportunidade e que compartilhem o que aprendem. Agradeço a todos no projeto, minha vida estaria em uma situação difícil sem ele. Bênçãos a todos."

O Projeto Rica Trama desenvolve atividades semanais com grupo de mulheres em vulnerabilidade social de Costa Rica e conta com apoio de voluntários que dedicam seu tempo e proporcionam atividades lúdicas, recreativas e artesanais às mais de 50 integrantes que participam toda quinta-feira a partir das 13h na sede do Projeto. A confraternização natalina marcou o encerramento das atividades do projeto, proporcionando um momento de celebração e reflexão sobre o trabalho realizado ao longo do ano. Através do acolhimento, apoio emocional e atividades terapêuticas, o Projeto Rica Trama tem contribuído para o fortalecimento da autoestima e a integração social dessas mulheres, promovendo uma melhoria significativa em suas vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR