04 DEZ 2023
PROJETOS
Formatura do Proerd Pais destaca prevenção e fortalecimento familiar no combate às drogas e violência nas escolas em Costa Rica
Fotos: Kayne Almeida - Assecom / PMCR
No último dia 1º de dezembro, o auditório multiuso da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, em Costa Rica/MS, foi palco de uma cerimônia especial: a formatura dos integrantes do Proerd Pais. O evento contou com a presença de pais, autoridades e membros da comunidade escolar, reunidos para celebrar a conclusão do curso por 20 pais, além do leão símbolo do programa e de outros colaboradores.

A formatura do Proerd Pais em Costa Rica, destacou a importância da prevenção e fortalecimento familiar no combate às drogas e violência nas escolas. O evento contou com a participação de pais, autoridades e membros da comunidade escolar, celebrando a conclusão do curso por 20 pais.

O Proerd Pais é um programa educacional desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Secretaria de Educação, que busca prevenir situações de risco e violência, fortalecer os vínculos familiares e promover escolhas seguras e responsáveis.

Durante os encontros reflexivos, foram abordados temas como drogas, violência, resolução de conflitos e fortalecimento do vínculo familiar. O programa utiliza o livro do estudante como material de apoio, abordando informações sobre drogas, cidadania e autocontrole. A experiência dos participantes ressaltou a importância do diálogo e conhecimento sobre as amizades dos filhos.

Na cerimônia de formatura, os formandos fizeram um juramento de resistir às pressões, controlar as tensões, cultivar o amor próprio e dizer não às drogas e violência. As autoridades presentes ressaltaram a importância do programa e a luta diária contra as drogas, enfatizando a importância da família, sociedade e escola nesse combate.

A experiência da mãe Evanilda Silva Souza com o Proerd Pais destaca importância do curso para conscientizar sobre drogas e influência das amizades, ressaltando a falta de diálogo e conhecimento como fatores que levam jovens a usarem drogas cada vez mais cedo. Expressa gratidão ao projeto e deseja que mais pais possam participar.

As autoridades presentes também deixaram suas mensagens. O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, resumiu ações da Educação que acompanhou na semana. Destacou a importância da Pedagogia da Alternância, um projeto autorizado na Escola Cotrisa de Baús, que traz novidades para dentro das escolas e valoriza a vivência dos alunos do campo. Roni mencionou a formação de profissionais para atender crianças especiais na SEMED e participou de um evento na escola do Curralinho, onde o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi apresentado, estimulando o empreendedorismo entre as crianças. Ele reforçou, também, a importância do programa Proerd Pais na prevenção de drogas e lamentou as vidas perdidas por conta do uso de drogas. Roni destacou a importância da união das escolas, pais e famílias para proteger a juventude e pediu que Deus continue abençoando a todos.

O presidente do COMAD, Pedro Waldemir de Andrea (Pedro Cowboy), agradeceu a presença de todos e a Deus pelo dia de trabalho. Agradeceu ao Péricles pelo projeto e destacou a importância dos cursos e palestras nas escolas na luta contra as drogas. Família, sociedade e escola são beneficiadas por essas ações.

O representante da Secretaria de Educação, professor Rubens Pereira Lima, agradeceu os parceiros no combate às drogas e violência, destacando a importância do programa Proerd e elogiando a diretora da Escola Fábio. Agradeceu o apoio dos presentes e ressaltou a importância de disseminar o trabalho para ajudar outras crianças e adolescentes.

O representante da PM, aspirante Cássio Medeiros de Freitas agradeceu o convite e parabenizou o instrutor do Proerd. Ele ressaltou a importância da família na vida dos jovens e a necessidade de prevenção às drogas. Ele concluiu destacando a importância do curso.

A diretora da escola, Elisangela de Almeida Carneiro, expressou incerteza sobre seu futuro, destacou a importância de cuidar das crianças em conjunto com a família e a escola, elogiou os presentes por dedicarem-se à família, ressaltou a importância da prevenção às drogas, agradeceu aos parceiros e enfatizou a importância de todos serem contra as drogas em Costa Rica.

O 3º sargento da Polícia Militar e Instrutor do Proerd Pais em Costa Rica, Péricles Coelho, destaca a importância da parceria entre polícia, escola e comunidade para a segurança pública. Ele ressalta o trabalho preventivo do programa, lamenta a falta de conhecimento da sociedade em relação aos profissionais de segurança e menciona que o programa também foca na assistência à família.

O Proerd Pais tem sido um sucesso na escola e conta com o apoio ativo de autoridades, educadores e pais, evidenciando o compromisso com a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes da comunidade.

O Proerd Pais é um programa de prevenção de risco e violência nas escolas que fortalece os vínculos familiares e incentiva escolhas seguras e responsáveis. É um sucesso na Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa e tem o potencial de beneficiar mais pais e alunos em Costa Rica. Todos estão comprometidos com a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes da comunidade.