26 JUN 2023
PARCERIAS
Cerimônia de juramento à Bandeira e entrega de CDI é realizada em Costa Rica
Fotos: Henrique Silva - Assecom / PMCR
Na tarde desta segunda-feira (26), foi realizada em Costa Rica a cerimônia de Juramento à Bandeira, que contou com a presença do prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, do secretário da 101ª Junta de Serviço Militar de MS e do 1º tenente do Exército, 9ª região, RPM, Wilson Geraldo de Oliveira. A cerimônia teve como objetivo oficializar o compromisso dos jovens dispensados do Serviço Militar perante a bandeira nacional.

Cerca de 30 jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento necessário em várias etapas da vida, como participar de concursos públicos e requerer passaporte. A solenidade, prevista no regulamento da Lei de Serviço Militar, é um momento significativo para os jovens, que firmam o compromisso com a pátria e se comprometem a se apresentar à organização militar em caso de convocação emergencial.

Durante a cerimônia, os jovens dispensados proferiram o juramento à Bandeira Nacional diante da Guarda-Bandeira e entoaram o Hino Nacional.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou a importância do compromisso dos jovens com a pátria e ressaltou que todos são servidores da nação. “A cerimônia de Compromisso à Bandeira é um momento marcante na vida desses jovens, que oficializam seu compromisso com a pátria e se tornam cidadãos conscientes de seus deveres para contribuir e lutar por um país melhor”, disse o gestor.

O secretário da 101ª Junta de Serviço Militar, Paulo Renato Andriani, afirmou que o objetivo da cerimônia é proporcionar um momento cívico que marque a vida dos jovens dispensados, representando o início de um novo ciclo como cidadãos. Além disso, a presença da Guarda-Bandeira e dos representantes da comunidade reforçou a importância do juramento à bandeira e do compromisso com a nação.

O documento é de extrema importância, já que sem ele o cidadão fica impedido de participar de concursos públicos, provas de vestibular, entre outros impedimentos.

A Junta de Serviço Militar ressalta que todos os jovens que completam 18 anos até 30 de junho, devem comparecer ao órgão para se alistar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024