23 JUN 2023
PARCERIAS
Semana Antidrogas discute importância da prevenção ao uso de entorpecentes em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
A 7ª Semana Municipal Antidrogas, que aconteceu em Costa Rica/MS, de 19 a 23 de junho, teve como principal objetivo discutir a importância do trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas em rede. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), a Câmara de Vereadores e outros órgãos.

Durante a semana, foram promovidas diversas atividades com o intuito de sensibilizar a população sobre os riscos e consequências do uso de drogas, além de promover ações que possam minimizar os danos causados por elas na sociedade. Entre as atividades realizadas, destacam-se palestras em escolas municipais e estaduais, sessão legislativa de abertura na Câmara de Vereadores, blitz educativa nas proximidades do Auto Posto Ferrato e do Mercado do Produtor, e uma carreata de mobilização com as forças de segurança de Costa Rica.

A programação da semana culminou com o 7º Fórum Municipal Antidrogas, que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença da sociedade civil, religiosos, autoridades locais e representantes de outros segmentos. Durante o fórum, foram realizados debates e discussões sobre a importância do combate às drogas e da prevenção ao seu uso.

Dentre os convidados presentes no evento, destacam-se o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o promotor de justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, a coordenadora do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), Lúcia Decknis, o vice-prefeito Roni Cota, representantes das Polícias Civil, Militar e Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar, entre outros.

O palestrante, delegado Cleverson Alves dos Santos, fala sobre a importância do tratamento contra as drogas, mencionando que há milhões de usuários de drogas no Brasil. Relata um encontro com um adolescente que começou a usar crack e não conseguiu parar mais, destacando a importância do envolvimento da família e da sociedade no combate às drogas. Ele também critica a falta de campanhas e propagandas sobre drogas na televisão. Por fim, ele agradece a todos que acompanham e apoiam o trabalho de prevenção às drogas.

Já o palestrante, Sérgio Harfouche, afirma que a Costa Rica é sua casa e ele aprendeu muito aqui. Ele menciona um projeto que está sendo realizado fora do Brasil, destacando que a Câmara Municipal de Costa Rica foi a primeira a torná-lo lei. Isso mostra o compromisso de Costa Rica com a família, a educação, o poder público e a rede de proteção integral. Expressa sua alegria em contribuir novamente para essa evolução. Elogia a cidade como limpa, bonita e comprometida com suas famílias e filhos. Destaca a importância de combater o uso de drogas e parabeniza o presidente do COMAD, Pedro Cowboy pela realização da 7ª Semana Municipal Antidrogas. Ao final, ele encoraja Costa Rica a continuar nesse caminho para preservar pelo menos seus filhos.

O presidente do COMAD gestão 2023, Pedro Wlademir de Andrea, destaca que a Semana Municipal Antidrogas é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre os riscos e danos causados pelo uso de drogas, além de promover a prevenção e o combate ao problema. Ele acredita que, através de parcerias entre o poder público e diversos setores da sociedade, é possível atuar conjuntamente na luta contra as drogas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, ressalta a importância da união de esforços de todos os setores da sociedade para combater o uso indevido de drogas. Ele destaca a relevância do evento para conscientizar a comunidade sobre os riscos e consequências do uso de drogas e para promover ações que possam minimizar os danos causados por elas. Amorim também destaca a parceria entre o poder público e diversos setores da sociedade para realizar o evento.

A secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, fala sobre a importância da Semana Municipal Antidrogas na prevenção ao uso de drogas. Ela destaca que o trabalho de prevenção é fundamental para evitar que mais pessoas se envolvam com drogas e para oferecer suporte e apoio para aqueles que já estão em situação de dependência. Nogueira ressalta a importância da união de esforços entre os órgãos públicos e a sociedade civil para combater esse grave problema.

A 7ª Semana Municipal Antidrogas em Costa Rica foi marcada pela união de esforços de diferentes instituições e pela mobilização da comunidade local. Através de palestras, blitz educativas e debates, foi possível disseminar informações sobre os perigos do uso de drogas e promover a conscientização de todos os presentes sobre a importância do trabalho de prevenção. Ações como essa são fundamentais para combater esse grave problema que afeta não só a cidade, mas toda a sociedade.

Estiveram presentes à ação, os Desbravadores Shalon da Igreja Adventista do 7º Dia; a vice-presidente da APAE, Jacy de Pina Bulhões Rodi; a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves; secretário municipal de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto; vice-presidente do COMAD, sargento Josimar; Comandante da Polícia Militar, Tenente Mendes; subsecretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira; representando o subtenente da Polícia Militar Ambiental, Borges, André Faustino Dias Filho; Capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Samuel Pedroso; presidente do Complecor – Conselho de Pastores, Claudiney Montani; secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha; entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024