06 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Aluno da Escola Municipal Vale do Amanhecer conquista medalha de bronze na OBMEP
Isaías de Oliveira de Paula, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Vale do Amanhecer em Costa Rica, é medalha de bronze na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A premiação faz parte da 17ª edição, realizada em 2022, entre alunos de todo país.

A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, localizados no território brasileiro.

“A olimpíada é uma importante ferramenta para estimular e promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica além de identificar jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas. Parabéns Isaías por seu desempenho e dedicação e pela conquista da medalha para Costa Rica, comprovando que a Rede Municipal de Ensino está no caminho certo”, afirmou o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves, ao receber o estudante.

Isaías conta que além dos professores, sua maior influência para a matemática veio do pai, o guarda Joaquim Neves de Paula, que faleceu em 2020. “Ele sempre me incentivou e foi minha maior inspiração até os 13 anos, me ensinou o método sudoku, que faz muita diferença nas disputas das olimpíadas”, relembra ele.

O estudante também destacou que seu desejo é inspirar outros jovens. “É uma honra e uma grande responsabilidade representar Costa Rica, ter gente confiando e apostando em mim, meu objetivo é motivar outras pessoas ”, disse o adolescente.

Além da OBMEP, em 2022 Isaías também faturou medalha de ouro na 2ª ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o uso eficiente da energia e formas de combater o seu desperdício. A ONEE é uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que conta com a coordenação do Instituto da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

A diretora da Escola Municipal Vale do Amanhecer, Deuzélia Aparecida de Souza Menezes, ressaltou a dedicação do estudante nas duas etapas da OBMEP e na ONEE. “Isaías é um aluno muito dedicado e compromissado. Desejamos sucesso e cada vez mais conquistas em sua trajetória escolar ”, completa a diretora.

A coordenadora da instituição, Louizyanne Morila, também elogiou o currículo escolar do aluno. “Ele é exemplar, além de um excelente aluno com ótimas notas, é uma pessoa prestativa e carismática”, ressaltou ela.

A edição de 2023 da OBMEP já está em andamento. A prova da 1ª fase foi realizada no dia 30 de maio e a 2ª fase acontece no dia 7 de outubro. A divulgação dos premiados da 18ª OBMP acontece no dia 20 de dezembro.
Autor: Angela Bezerra