30 MAI 2023
Executivo prestigia inauguração de reforma e ampliação do Plenário das Deliberações da Câmara Municipal
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na última segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Costa Rica inaugurou a reforma e ampliação do Plenário das Deliberações Vereador Simino Jorge de Oliveira. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Roni Cota, vereadores e de servidores dos dois poderes, que prestigiaram àquela Casa de Leis, além de populares.

A assistente de secretaria do Legislativo, Priscila Barbosa Palião Diniz, falou sobre as melhorias que foram feitas na obra para os servidores da Casa de Leis. A segunda-secretária da Mesa Diretora, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, que foi presidente da Câmara em 2022, ano em que a obra foi lançada, também comentou sobre ela. O atual presidente da Câmara, Ailton Martins de Amorim, e o vice-prefeito de Costa Rica, Ronivaldo Garcia Cota, também estiveram presentes e compartilharam uma palavra enaltecendo a importância da obra para a cidade.

A Mesa de Trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Ailton Martins de Amorim, o vice-prefeito Roni Cota, a vice-presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo, Rosângela Marçal Paes, o primeiro-secretário, Averaldo Barbosa da Costa, e a segunda-secretária, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.

Também estiveram presentes no Plenário da Câmara os vereadores Adair Tiago de Oliveira, Waldomiro Bocalan, Lucas Lázaro Gerolomo, Evaldo Paulino Garcia, Claudomiro Martins Rosa, Alecksander da Silva Pimenta e Artur Delgado Baird.

A cerimônia de inauguração contou com o descerramento da placa inaugural no rall de entrada do plenário, na presença das autoridades, juntamente com a servidora Priscila Diniz.

Histórico

Nos últimos anos, a Câmara tem investido em melhorias e obras essenciais para o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Em 2018, a Câmara ganhou uma nova fachada e um sistema próprio de geração de energia solar, além da construção de um novo telhado para resolver problemas com goteiras. Em 2019, a Câmara construiu novas salas, banheiros e uma sala de reuniões.

Em 2021, a Câmara investiu na construção da sala de controle de som e vídeo do Plenário, além de adequações para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2022, a Câmara ampliou o Plenário, aumentando em 47,12% a capacidade de público, construiu novos banheiros com acessibilidade, fachada em vidros com hall de entrada e um novo telhado. A obra possibilitou a realocação da Secretaria Legislativa da Câmara, em um espaço mais amplo.

A inauguração da reforma e ampliação é uma grande conquista para a Câmara de Vereadores de Costa Rica, que tem investido constantemente em melhorias para garantir a eficiência do Poder Legislativo Municipal e proporcionar mais conforto para o público. As medidas de acessibilidade são importantes para garantir a inclusão social. A Câmara tem se destacado por investir em obras que melhoram a infraestrutura do município, demonstrando o comprometimento com a população e com a eficiência na gestão pública.

Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista c/ Assecom Câmara