09 MAI 2023
HABITAÇÃO
Costa Rica 43 anos: Prefeitura entrega 12 casas completamente reformadas no Jardim dos Pássaros
Foto Noticia Principal Grande
O cenário do loteamento Jardim dos Pássaros ganhou um novo colorido. Através da ação efetiva do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Câmara de Vereadores, as casas antes abandonadas e depredadas, estão dando lugar a imóveis completamente reformados e transformados em lares para dezenas de famílias costarriquenses.

Realizando sonhos, os 12 primeiros proprietários dos imóveis receberam as chaves na manhã desta terça-feira (9), durante cerimônia executada no Conviver. A iniciativa celebra os 43 anos de emancipação político-administrativa do município, com investimento para a reforma de mais de R$ 725.301,03 com recursos próprios.

“Essa gestão prioriza pessoas. Não são apenas construções de praças, asfalto ou prédios públicos que atendem o anseio da população. Hoje estamos entregando as 12 primeiras casas deste loteamento, sem nenhum custo para os moradores, logo abriremos licitação para reforma das demais e em breve vamos entregar outras 33 unidades habitacionais no Flor do Cerrado. Isso é dignidade para nossa gente, afinal o maior sonho da família brasileira é ter uma casa própria que lhes proporcione uma merecida segurança”, afirmou o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.

Cada unidade possui 72 m² contendo dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha, lavanderia, varanda e calçada. Com a reforma, as casas receberam nova cobertura, forro, revestimento, pintura, instalação elétrica e hidráulica esquadria, divisórias de ambientes, tanques, sanitários e pias.

Representando os outros 11 beneficiados, a dona de casa Lara Vilalva Rodrigues destacou a emoção de receber a casa própria. “Deus enviou um prefeito que nos proporcionou condições para ter uma casa. É a realização de um sonho pra mim e para os meus dois filhos, é o teto deles. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos por contribuírem pra que esse dia chegasse”, ressaltou ela.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, “foi um projeto ousado e grandioso, que transformou casas depredadas e abandonadas há tanto tempo em moradias espaçosas, com metragem muito acima do que estamos acostumados a ver em programas habitacionais. É muito grandioso participar deste momento, parabéns a todos os novos moradores”, completou a gestora.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Amorim, dos vereadores Adair Tiago e Evaldo Paulino, secretários e subsecretários municipais, entre outras autoridades.

Desapropriação
Com aprovação da Câmara Municipal, a Prefeitura desapropriou os 30 imóveis não habitados que pertenciam à BRENCO – Companhia Brasileira de Energia Renovável (conhecidas como "casas da Atvos") para entregar para a população.

O investimento foi de R$ 6.008.902,25 com recursos 100% próprios do Município na indenização desapropriatória.

O sorteio
O sorteio das 30 unidades habitacionais ocorreu em junho de 2022  entre as pessoas que haviam realizado cadastro na Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) tanto pelo site, como presencialmente na Secretaria de Assistência Social.

Foram sorteadas duas casas para pessoas idosas, quatro para pessoas com deficiência, 10 para pessoas com 4 filhos ou mais e 14 para pessoas com até 3 filhos, bem como os nomes para cadastro reserva de todas as categorias.
Autor: Angela Bezerra