30 MAR 2023
Florestinhas de Costa Rica reforçam importância da preservação ambiental
Conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, mostrando que todos têm um papel fundamental neste processo é uma tarefa contínua dos integrantes do Projeto Florestinha de Costa Rica. No mês de março, quando são celebradas importantes datas como o dia mundial da vida selvagem, dia internacional das florestas e o dia mundial da água, os florestinhas se encarregaram de intensificar as ações para mobilizar a sociedade em geral.

Nos dias 22 e 23 de março, o grupo visitou a Estação de Tratamento Municipal com apoio da equipe do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) bem como uma blitz educativa na avenida José Ferreira da Costa, levando a consciência de um consumo adequado do recurso hídrico.

“A educação ambiental visa a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, visando a formação de cidadãos conscientes e críticos”, destaca o instrutor do projeto, cabo André Faustino Dias Filho.

As iniciativas também contaram com a participação do professor Natureza e do diretor geral do SAAE, Cesarino Cândido.

Dia Mundial da Vida Selvagem – 3 de março
Criado pela ONU em 20 de dezembro de 2013, esse dia tem por objetivo sensibilizar os povos sobre a importância da flora e da fauna selvagem, lembrando dos inúmeros benefícios que ganhamos com sua conservação. Além disso, o dia lembra da necessidade de combater os crimes contra a vida selvagem.

Dia Internacional das Florestas – 21 de março
Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou no 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, através da resolução A/RES/67/200. O dia tem objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da variedade de árvores e florestas para nossos ecossistemas. As florestas e sua gestão são elementos essenciais na luta contra as mudanças climáticas e contribuem para o bem-estar das gerações atuais e futuras.

Dia Mundial da Água – 22 de março
A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A data busca fortalecer a ação global em defesa da água e do saneamento básico, uma vez que bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e segura.
Autor: Angela Bezerra