29 MAR 2023
ESF Rural faz 134 atendimentos na Comunidade do Porto Curralinho
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Nesta quarta-feira, 29 de março de 2023, a ESF (Estratégia Saúde da Família) rural atendeu a comunidade do Porto Curralinho, distante 54 km do município de Costa Rica. Os serviços de saúde foram realizados no Salão Comunitário da Igreja de Nossa Senhora da Abadia e contaram com a presença de médico, dentista, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, que atenderam mais de 100 pessoas.

Ao todo, foram realizadas 41 consultas médicas, 20 atendimentos odontológicos, 59 testes rápidos e 14 preventivos de câncer de colo de útero. Além disso, os profissionais de saúde tiraram as dúvidas dos moradores e realizaram orientações corretas sobre cuidados com a saúde e medicamentos.

O atendimento teve início às 8h e encerrou às 12h, proporcionando uma importante assistência aos moradores da comunidade do Porto Curralinho. A ESF Rural tem como objetivo levar serviços de saúde de qualidade às áreas mais remotas do município, garantindo o acesso aos cuidados médicos e promovendo a prevenção de doenças.

O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, comentou sobre a ação. “É uma grande satisfação ver a nossa gestão do Governo Municipal proporcionando atendimento de saúde de qualidade em comunidades rurais como a do Porto Curralinho. É fundamental que essas localidades também tenham acesso aos serviços básicos de saúde, e essa ação é um exemplo do comprometimento da nossa gestão em garantir isso”.

Além disso, o vice-prefeito enalteceu, “é importante destacar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e de todos os profissionais envolvidos nessa ação, que realizaram um atendimento eficiente e humanizado. Parabenizo também os moradores da comunidade por aproveitarem essa oportunidade de cuidar de sua saúde e tirar suas dúvidas. Que essa iniciativa sirva de exemplo para outras comunidades rurais do nosso município e que possamos continuar trabalhando juntos para levar mais saúde e bem-estar para todos os cidadãos”, finaliza o gestor.

O empresário do agronegócio, José Renato Andrade Catapani, conhecido como Tite, afirmou em entrevista que é de extrema importância a Prefeitura de Costa Rica oferecer serviços de saúde para os moradores da zona rural. Ele destacou que todos os seus funcionários tiveram a oportunidade de realizar exames e esclarecer dúvidas graças à iniciativa do governo municipal em servir a comunidade do Curralinho. Tite elogiou a determinação do prefeito, vice-prefeito e secretário de saúde em promover essa ação brilhante.

Obedia Pereira Rodrigues, proprietária do Sítio Curralinho II, fez questão de agradecer as ações da ESF Rural na comunidade. “Dou nota máxima para os profissionais que estiveram presentes, assim como para os do Postinho na cidade. O tratamento recebido por eles é diferenciado, excelente e com uma equipe muito boa. Não há nada a reclamar, apenas a agradecer pelo cuidado e atenção dispensados à população”, assinala.