23 MAR 2023
SAÚDE
Grupo Terapêutico da Unidade de Saúde Central atende 40 crianças com transtorno de aprendizagem
Os transtornos de aprendizagem afetam a capacidade das pessoas, principalmente a de crianças em idade escolar, de aprender. Para ajudar as crianças a superarem obstáculos que dificultam o aprendizado o Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o Grupo Terapêutico na Unidade de Saúde Central. A iniciativa já atende 40 crianças do município com este tipo de distúrbio.

“Uma criança com dificuldade de aprendizagem também pode ter problemas de autoestima e socialização. É preciso manter o olhar atento às nossas crianças e incentivá-las com paciência, respeitando todas as suas limitações. O grupo oferece esse cuidado de forma gratuita através de uma abordagem especializada e dinâmica”, explica o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves.

As crianças inseridas são assistidas pela equipe multidisciplinar, que conta com terapeuta ocupacional, Ana Paula Garcia Lopes, a psicóloga Laiza Fernanda Pereira Araújo e a fonoaudióloga, Lilian Rodrigues Alves.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Jessica Guimarães Costa, o objetivo do grupo é otimizar o atendimento das crianças com transtornos de aprendizagem que apresentam o encaminhamento feito por psicólogos, neuropediatras ou clínicos gerais.

Os atendimentos acontecem segunda e quarta-feira às 8h30 e às 14h30 na Unidade de Saúde Central.

Autor: Angela Bezerra