A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), finalizou no dia 14 de novembro de 2025, o Arrastão de Limpeza de Combate à Dengue. Essa ação, realizada pelo setor de Controle de Vetores e Agentes de Endemias, teve como principal objetivo recolher materiais que possam acumular água, servindo como criadouros para o mosquito Aedes aegypti, especialmente com a chegada do período chuvoso.
O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou a importância de ações como essa para a saúde pública. O trabalho conjunto entre a administração municipal e a população é vital para vencer a batalha contra o mosquito da dengue, que pode transmitir doenças graves como a dengue, a zika e a chikungunya, além do vírus Oropouche. Com a colaboração de todos, Costa Rica avança na luta pela saúde e qualidade de vida de seus cidadãos.
Iniciada em 15 de outubro, a mobilização percorreu todos os bairros da cidade, além das principais saídas do município e a comunidade da Lage. Durante o trabalho, as equipes conseguiram recolher mais de 35 caminhões de entulhos, contribuindo significativamente para a redução dos focos do mosquito e melhorando as condições de saúde pública na cidade.
O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, enfatizou a importância da participação da população no combate à dengue. “Esse trabalho só alcança resultados quando cada morador faz a sua parte. O arrastão foi um grande esforço das nossas equipes, mas a prevenção começa dentro de casa, no cuidado diário com o quintal”, destacou. Ele reforçou que com a chegada das chuvas, é essencial eliminar focos, um compromisso que deve ser compartilhado por todos.
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde reafirmaram que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. Agradeceram o apoio da comunidade durante o arrastão e reiteraram seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população. O enfrentamento da dengue é fundamental para garantir a saúde de todos, especialmente em períodos críticos como o das chuvas.
Fonte: ASSECOM PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista