22 MAR 2023
MEIO AMBIENTE
No dia Mundial da Água, Costa Rica realiza ação para combater poluição do Meio Ambiente
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Nesta quarta-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Poder Público de Costa Rica realizou uma ação no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, visando incentivar a reflexão sobre a importância deste elemento essencial para a manutenção da vida.

Durante a atividade, os servidores da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) coletaram resíduos sólidos descartados inadequadamente nas ruas da cidade, que acabam sendo levados pela drenagem urbana e depositados nas margens do rio, causando poluição ao meio ambiente.

Em um mundo onde a disponibilidade de água potável é cada vez mais escassa, é fundamental que todos se conscientizem sobre a necessidade de preservar esse bem mais precioso. Em Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, as autoridades locais têm se empenhado para garantir que a população tenha acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou os investimentos realizados pelo município para melhorar o fornecimento de água e esgoto. "Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso à água de qualidade e que essa água seja tratada e devolvida ao meio ambiente de forma adequada", disse.

O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, destacou a importância de realizar ações como essa para alertar a população sobre a importância da preservação da água. "É fundamental que todos se envolvam nessa luta para conservar esse recurso tão essencial para a vida", afirmou.

Por fim, o diretor geral do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) reforçou a importância da conscientização e da participação da comunidade para garantir a preservação da água. "Precisamos nos unir em torno dessa causa para garantir que as futuras gerações tenham acesso a esse recurso tão valioso", concluiu.

Estiveram presentes à ação, a engenheira sanitarista e ambiental, Brena Juliana Higa; a chefe de Meio Ambiente de Costa Rica, Iva Barbosa Narciso e a equipe de manutenção do parque.

O Dia Mundial da Água

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza. Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”.