13 DEZ 2022
Projeto Bombeiros do Amanhã forma 14 adolescentes em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (12), 14 adolescentes participaram junto com os pais e na presença de autoridades municipais, polícia civil e de bombeiros, da celebração da formatura do Projeto Bombeiros do Amanhã do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente do município de Costa Rica. O projeto foi criado em 12 de setembro e finalizado em 12 de dezembro de 2022 com duração de 4 meses.

O conteúdo didático desenvolvidos durante o projeto, busca enaltecer os valores da caserna, como práticas educativas fundamentadas na hierarquia e disciplina, que possibilite aos adolescentes uma educação complementar e que contribua para a efetiva mudança social e que sejam merecedores da confiança da sociedade, tendo como objetivo a melhoria na qualidade de vida, norteando para a formação integral do cidadão e tendo como linha mestra, o culto aos valores cívico-patrióticos e a preservação dos costumes e tradições militares, sendo assim militarizados e encontrando um ponto de partida para a sua promoção humana e social.

De acordo com o comandante da tropa, 2º Tenente Bombeiro Militar, Paulo Teodoro Oliveira, que fez a devida apresentação para início da formatura, o Corpo de Bombeiros Militar espera que, por meio das atividades realizadas dentro de contexto socioeducativo, possa continuar fortalecendo o civismo, o respeito ao próximo e o amor pela vida de um modo holístico e humanizado. Para isso, aposta no já conhecido potencial dos jovens como futuros multiplicadores dos conhecimentos e dos valores essenciais à humanidade. “Mesmo que esses alunos não sigam a carreira militar, mais que se espelhem, nos princípios apresentados a eles e se tornem cidadãos melhores no futuro”, argumentou.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o ‘Projeto Bombeiros do Amanhã’ tem a sua missão pautada na importância do resgate da cidadania, contribuindo na formação da identidade de cada adolescente, proporcionando conhecimentos básicos em diversas áreas que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. “Dentre outros aspectos, procuramos incentivar os jovens participantes a cultivar o amor próprio, enaltecendo valores como ética e moral, construindo assim, um verdadeiro cidadão e um formador de opinião”, destaca.

Representando a Secretária de Educação Interina, Maria Almeida, a diretora de Escola Municipal Francisco Martins Carrijo, Delzeir Maria da Silva destacou a importância da parceria estabelecida com o Corpo de Bombeiros, por meio de termo de cooperação mútua, com a instituição pública, objetivando a melhoria e o desenvolvimento contínuo dos trabalhos do projeto. “Caminhamos de mãos dadas com o Projeto Bombeiros do Amanhã e esperamos que não seja em edição única, mas sim, o primeiro de uma série de outras que virão”, completou a diretora.

Falando ao público presente, a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, comemorou a implantação do Projeto e disse estar feliz por ver, as medidas de proteção à criança e adolescente quando identificada qualquer situação de perigo, violência, suspeitas de maus tratos ou ainda, quando se deparar com violação de direito fundamental dos mesmos, sendo colocadas na prática. “O Projeto Bombeiros do Amanhã é o sonho de qualquer pai de família que quer ver seu filho bem encaminhado e bem sucedido com um futuro promissor nessa nossa sociedade cheia de perigos e entraves que rondam as nossas crianças e adolescentes e desviam do bom caminho”, completa.

Projeto Bombeiros do Amanhã
O Projeto Bombeiros do Amanhã do CBM/MS tem por objetivo promover a cidadania e inclusão social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e fortalecer a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e a comunidade, além de corroborar com a formação de uma cultura de prevenção e proteção à vida e ao meio ambiente, formando cidadãos cônscios de suas responsabilidades e direitos perante a sociedade.