08 DEZ 2022
PROJETOS
Alegria e esperança marcam confraternização natalina da Hemodiálise de Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Aconteceu nesta terça-feira (6), a Confraternização Natalina dos pacientes da Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa, o Centro de Hemodiálise costarriquense. Um momento de vitória, de celebrar a vida.

A alegria do nascimento de Cristo e a esperança do novo ano de 2023 foram os temas centrais da Celebração de Natal da Hemodiálise. A festividade contou com o apoio, colaboração de toda equipe, vários voluntários e as presenças do vice-prefeito, Roni Cota e do secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, além do pastor José Catarino Castro que ministrou a palavra de Deus aos presentes, em Isaias 59:1 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”.

O vice-prefeito Roni Cota elogiou a atuação do secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, enaltecendo seu trabalho e comentou sobre entretenimento dos pacientes de Hemodiálise. “Pelas ruas da cidade, a gente já ouve o impacto positivo do seu trabalho frente à secretaria de Saúde, Jovenaldo e equipe. Destaco a importância do entretenimento e lazer para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes de Hemodiálise e deixo uma mensagem de fé e esperança que 2023 será um ano muito melhor para todos”, finaliza.

Para o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos a Hemodiálise em Costa Rica é a concretização de um sonho da comunidade, especialmente do prefeito Cleverson Alves e do vice-prefeito, Roni Cota, transformado em realidade. “Nosso prefeito e o vice-prefeito, prometeram, empenharam e cumpriram com Costa Rica, implantando e colocando em funcionamento a Unidade de Hemodiálise. Há uma grande importância de momentos como esse para quem está realizando tratamento, e estar em contato com outras pessoas que vivem o mesmo problema e trocam experiências, dando força um ao outro. É um momento de vitória para estes pacientes, de celebrar a vida. Essa confraternização se resume na palavra Gratidão”, justificou.

Segundo a coordenadora de enfermagem, Jéssica Carrijo, a hemodiálise é um tratamento longo, por isso é importante envolver os pacientes em ações que promovam alegria e descontração. “Somos reconhecidos pelo trabalho humanizado que realizamos. Durante um tratamento tão difícil queremos levar aos nossos pacientes mensagens positivas de bom ânimo e fé”, pontuou Jéssica.

A aposentada, Eurides Maria de Souza, aproveitou a oportunidade para agradecer todos envolvidos pelo carinho e dedicação, principalmente ao médico, Jair Floriano Júnior, sua equipe e motoristas. “Graças a Deus tenho sido bem recebida e bem cuidada na Hemodiálise. Eles são a nossa segunda família, criamos laços sinceros de amizade e respeito, por isso em nome dos pacientes agradeço toda essa equipe maravilhosa. Natal é tempo de estar com a família, amigos e para agradecer a Deus”, concluiu.

Para animar a festa, a dupla sertaneja Augusto César & Christiano, Valdivino Ribeiro e Banda fizeram uma participação especial, tocando e cantando músicas ao vivo durante o suculento churrasco ofertado coletivamente e almoço preparado com muito carinho pelo casal Ana Maria Castro e Marques Andrade.

Fonte: Assessoria de |Comunicação - PMCR