17 NOV 2022
Conheçam os campeões do futsal dos Jogos Escolares de Costa Rica 2022
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Depois de uma semana intensiva de competição, encerrou na última sexta-feira (11) os JECR 2022 (Jogos Escolares de Costa Rica) para alunos/atletas masculino e feminino com idades de 8 a 16 anos, categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil.  Os jogos Infantil e Juvenil serviram de seletiva para os Jogos da Juventude 2023.

A competição realizada pelo Governo de Costa Rica através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com apoio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mais de 300 pessoas de 5 escolas municipais e duas estaduais.

O futsal é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. É muito praticado no Brasil e no decorrer dos tempos, passou a ser a segunda maior modalidade esportiva disputada no país.

A secretária interina de Educação, Maria Almeida, disse que os Jogos Escolares de Costa Rica são a maior competição estudantil do município. “Mais do que uma competição esportiva os Jogos Escolares de Costa Rica têm por finalidade estimular a prática esportiva dos alunos de escolas públicas, buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional e das diversas manifestações corporais desenvolvidas pelas escolas, integrando socialmente os alunos através do esporte. A união entre a Educação e o Esporte assegurou uma parceria de conquistas e vitórias para todos”, completou a gestora.

De acordo com o coordenador do Desporto escolar, professor Rubens Pereira Lima, a realização dos Jogos Escolares é essencial, ressaltando que Esporte é vida e Saúde. Parabenizou a todos pelo espírito esportivo durante a competição. “A prática da Educação Física é um dos caminhos para uma vida saudável, que vocês cresçam saudáveis, cuidando da mente e do corpo. Boa sorte e sucesso, vocês são verdadeiros campeões”, argumentou o coordenador.

Na solenidade de premiação o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, destacou o suporte que o município oferece na pratica das diversas modalidades esportivas, através do Projeto Forjando Campeões em parceria com o CREC (Costa Rica Esporte Clube) e com o apoio da Câmara de Vereadores e o seu principal objetivo, serve para incentivar a integração entre as instituições de ensino e a comunidade escolar, reforçando o espírito de unidade entre os participantes e possibilitando a identificação de novos talentos esportivos no cenário sul-mato-grossense. “Os Jogos Escolares de Costa Rica consolidaram-se como um poderoso instrumento de revelação de talentos e inserção social de crianças e adolescentes. Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos jogos escolares é promover a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis”, enaltece o vice gestor.

A diretora da Escola Francisco Martins Carrijo, professora Delzeir Maria da Silva destacou a contribuição dos jogos escolares para o desenvolvimento integral dos participantes como ser social e configuração da plataforma de aprendizagens significativas com práticas colaborativas e pacíficas na convivência pessoal. Falou do empenho e da alegria de ver os pais participando ativamente dos jogos, acompanhando seus filhos e isso faz a diferença na vida das crianças. “Em todos os jogos que acompanhei foram emocionantes, estão de parabéns, mostraram a que veio, agradeço as famílias e a comunidade escolar”, finalizou.

Ao final do evento, fez-se a entrega da premiação para as equipes campeãs e vice, com medalhas e troféus.

Confira os campeões:

⚽⚽ Pré-Mirim Masculino