04 NOV 2022
HABITAÇÃO
Sorteio define localização de terrenos para contemplados do programa Lote Urbanizado
Uma reunião técnica realizada na tarde desta quinta-feira (3) pelo Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara de Vereadores e a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) definiu por sorteio a ordem e localização dos terrenos que cada contemplado do programa Lote Urbanizado irá receber no bairro Flor do Cerrado.

Os 80 contemplados já haviam sido definidos por sorteio em novembro de 2021 e foram submetidos ao processo de verificação para validar os critérios estabelecidos pelo projeto. Com o Lote Urbanizado, o Município participa com o terreno e a assistência técnica, o Estado constrói a base da casa e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, uma das grandes vantagens do programa é o fato de o morador não ter financiamento imobiliário para quitar todos os meses. “Os beneficiários não precisarão pagar nenhuma prestação dentro deste programa. Agradeço a parceria do Governo do Estado para realização do Lote Urbanizado em Costa Rica”, comentou o gestor.

Durante a reunião os representantes da Agehab também apresentaram as normas e exigências do programa aos contemplados.

“Além de apontar por sorteio o número do lote de cada contemplado, esta reunião possibilita aos beneficiários sanar dúvidas para iniciar a segunda etapa do programa que é a construção. O prazo para a conclusão da segunda etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura do contrato. Depois de pronta, a moradia recebe documentação da prefeitura. A família não pode vender, ceder, doar, emprestar, alugar, transferir ou alienar o imóvel”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes.

Também participaram do encontro os vereadores Ailton Amorim, Rosângela Marçal, Evaldo Paulino, Adair Thiago e Biri e os secretários municipais Fernando Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento) e Penides Garcia (Obras).

Sobre o programa

Criado em 2016 pelo governador Reinaldo Azambuja para driblar a falta de recursos federais destinados à habitação, o Lote Urbanizado propõe uma parceria entre Estado, município e cidadão para a construção da casa própria. A prefeitura doa o terreno, o Estado constrói a base da residência, com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria, e a família beneficiada entra com a compra do material de construção e a mão de obra para erguer a casa.

Depois que o Governo entrega a base da residência, o cidadão tem prazo de dois anos para construir a moradia.

Autor: Angela Bezerra